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As Competências Essenciais da ICF

As Competências Essenciais da ICF foram desenvolvidas para proporcionar uma maior compreensão sobre as capacidades e abordagens utilizadas na atual profissão de coaching, tal como definida pela ICFEssas competências e a definição de coaching da ICF servem como base para o processo de Credenciação, incluindo o Exame de Credenciação da ICF. A ICF define coaching como uma parceria com os clientes num processo criativo e estimulante que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

 

As Competências Essenciais da ICF estão organizadas em quatro áreas baseadas em pontos em comum e interdependências entre as competências dentro de cada área. Não há áreas nem competências individuais que sejam ponderadas - elas não representam qualquer tipo de hierarquia. Em vez disso, cada competência é considerada essencial e crítica para qualquer coach competente demonstrar. 

 

As competências essenciais da ICF foram originalmente criadas em 1998, consistindo em 11 competências essenciais.  Em novembro de 2019, a ICF lançou uma versão actualizada das competências. As competências essenciais actualizadas foram integradas nos currículos dos Programas de Formação de Coaches acreditados pela ICF a partir de janeiro de 2021. A partir de 1 de agosto de 2022, as Competências Essenciais atualizadas foram integradas na Avaliação de Desempenho de Credenciação e nos requisitos do exame escrito. 

 

Para saber mais sobre as Competências Essenciais da ICF actualizadas, por favor veja a Série de Vídeos sobre as Competências Essenciais Actualizadas na página do YouTube da ICF. Um vídeo de visão geral também pode ser encontrado no Vimeo da ICF

O Modelo

Na sequência de uma análise rigorosa da prática de coaching ao longo de 24 meses, a International Coach Federation anuncia um Modelo de Competências ICF atualizado. Este modelo de competências baseia-se em evidências recolhidas por mais de 1.300 coaches em todo o mundo, incluindo membros e não-membros da ICF e que representam uma diversa gama de disciplinas de coaching, formação de origem, estilos de coaching e níveis de experiência. Esta iniciativa de investigação de larga escala validou que grande parte do Modelo de Competências ICF existente, desenvolvido há quase 25 anos, continua a ser extremamente importante para a prática de coaching atual. Destes dados surgiram alguns novos elementos e temas que foram integrados neste modelo atualizado.

Estes incluem uma ênfase fundamental no comportamento ético e na confidencialidade, na importância de uma mentalidade de coaching e de uma prática contínua de reflexão, na distinção crítica entre vários níveis de acordos de coaching, na relevância da parceria entre o coach e o cliente e na relevância da consciência cultural, sistémica e contextual. Estas componentes de base (fundamentais), em combinação com temas emergentes, refletem os elementos chave da prática atual de coaching e servirão de padrões de coaching mais fortes e abrangentes para o futuro.

1. Evidencia Integridade Ética

  1. Definição: Compreende e consistentemente aplica a ética e os padrões de coaching

  2. Demonstra integridade pessoal e honestidade nas interações com clientes, patrocinadores e partes interessadas relevantes

  3. É sensível à identidade, ambiente, experiências, valores e crenças do cliente

  4. Usa linguagem apropriada e respeitosa com clientes, patrocinadores e partes interessadas relevantes

  5. Respeita o Código de Ética da ICF e defende os Valores Fundamentais

  6. Mantém a confidencialidade da informação do cliente tal como acordado com as partes interessadas e leis pertinentes

  7. Mantém a distinção entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de apoio

  8. Refere clientes a outros profissionais de apoio, conforme apropriado 

2. Incorpora a Mentalidade de Coaching 

  1. Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente.

  2. Reconhece que os clientes são responsáveis pelas suas próprias escolhas

  3. Envolve-se na aprendizagem e desenvolvimento contínuos como coach

  4. Desenvolve uma prática de reflexão contínua para elevar a sua prática de coaching

  5. Permanece consciente e aberto à influência do contexto e da cultura sobre si próprio e sobre os outros

  6. Usa a consciência de si próprio e a sua intuição para benefício dos clientes

  7. Desenvolve e mantém a capacidade de regular as suas emoções

  8. Prepara-se mental e emocionalmente para as sessões

  9. Procurar ajuda de fontes externas quando necessário

B. Co-criar o Relacionamento

3. Estabelece e Mantém Acordos

Definição: Estabelece parcerias com o cliente e partes interessadas relevantes para criar acordos claros quanto à relação de coaching, o processo, plano e objetivos. Estabelece acordos para o compromisso de coaching em geral, bem como para cada sessão de coaching.

  1. Explica o que o coaching é e o que não é e descreve o processo ao cliente e partes interessadas relevantes

  2. Chega a acordo quanto ao que é e o que não é apropriado no relacionamento, o que está e o que não está a ser oferecido e as responsabilidades do cliente e partes interessadas relevantes

  3. Chega a acordo quanto às diretrizes e parâmetros específicos da relação de coaching como logística, honorários, agendamento, duração, rescisão, confidencialidade e inclusão de outros

  4. Estabelece parceria com o cliente e partes interessadas para a definição de um plano e objetivos gerais de coaching

  5. Estabelece parceria com o cliente para determinar a compatibilidade cliente-coach

  6. Estabelece parceria com o cliente para identificar ou reconfirmar o que se pretende alcançar na sessão

  7. Estabelece parceria com o cliente para definir o que este acredita que precisa abordar ou resolver para atingir o que quer alcançar na sessão

  8. Estabelece parceria com o cliente para definir ou reconfirmar as medidas de sucesso para o que o cliente deseja alcançar no compromisso de coaching ou sessão individual

  9. Estabelece parceria com o cliente para gerir o tempo e o foco da sessão

  10. Continua o processo de coaching na direção do resultado desejado pelo cliente, a menos que este indique o contrário

  11. Estabelece parceria com o cliente para terminar a relação de coaching de uma forma que honre a experiência

4. Cultiva Confiança e Segurança

Definição: Estabelece parceria com o cliente na criação de um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente partilhar livremente. Mantém uma relação de respeito e confiança mútuos.

  1. Procura compreender o cliente no seu contexto, o que pode incluir a sua identidade, ambiente, experiências, valores e crenças

  2. Demonstra respeito pela identidade, perceções, estilo e linguagem do cliente e adapta o seu estilo de coaching ao cliente

  3. Reconhece e respeita os talentos únicos do cliente, descobertas e trabalho no processo de coaching

  4. Mostra apoio, empatia e preocupação com o cliente

  5. Reconhece e apoia a expressão de sentimentos do cliente, suas perceções, preocupações, crenças e sugestões

  6. Demonstra abertura e transparência como forma de manifestar vulnerabilidade e desenvolver confiança com o cliente

5. Mantém a Presença

Definição: Está totalmente consciente e presente com o cliente, adotando um estilo aberto, flexível, alicerçado e confiante.

  1. Permanece focado, atento, empático e responsivo ao cliente

  2. Demonstra curiosidade durante o processo de coaching

  3. Gere as suas emoções para se manter presente com o cliente

  4. Demonstra confiança ao trabalhar com emoções fortes do cliente durante o processo de coaching

  5. Está confortável em trabalhar com o desconhecido

  6. Cria ou permite espaço para o silêncio, pausa ou reflexão

C. Comunicar Eficazmente

6. Escuta Ativamente

Definição: Foca-se no que o cliente diz e no que não diz para entender completamente o que está a ser comunicado no contexto dos sistemas do cliente e para apoiar a sua auto-expressão.

  1. Considera o contexto, identidade, ambiente, experiências, valores e crenças do cliente para melhorar a compreensão do que o cliente está a comunicar

  2. Devolve ou resume o que o cliente comunicou para assegurar clareza e entendimento

  3. Reconhece e questiona quando há mais do que o cliente comunica expressamente

  4. Apercebe-se, reconhece e explora as emoções do cliente, mudanças de nível de energia, sinais não-verbais ou outros comportamentos

  5. Integra as palavras, tom de voz e linguagem corporal do cliente para descobrir o pleno significado do que está a ser comunicado

  6. Repara nas tendências do comportamento e nas emoções do cliente ao longo das sessões para discernir temas e padrões

 

7. Evoca a Tomada de Consciência

Definição: Facilita a descoberta e a aprendizagem do cliente através da utilização de ferramentas e técnicas como a indagação poderosa, o silêncio, metáforas ou analogias.

  1. Considera a experiência do cliente na decisão do que poderá ser mais útil

  2. Desafia o cliente como uma forma de evocar a tomada de consciência ou descoberta

  3. Faz perguntas sobre o cliente, como a sua forma de pensar, valores, necessidades, desejos e crenças

  4. Faz perguntas que ajudem o cliente a explorar para além do seu pensamento atual

  5. Convida o cliente a partilhar mais sobre a sua experiência naquele momento

  6. Apercebe-se daquilo que está a funcionar para melhorar o progresso do cliente

  7. Adapta a abordagem de coaching em resposta às necessidades do cliente

  8. Ajuda o cliente a identificar fatores que influenciam padrões presentes e futuros de comportamento, pensamento ou emoção

  9. Convida o cliente a gerar ideias acerca de como pode avançar e daquilo que está disposto ou disponível a fazer

  10. Apoia o cliente no reenquadramento de perspetivas

  11. Partilha observações, descobertas e sentimentos, sem apego, de modo a potenciar a criação de novas aprendizagens para o cliente

 

D. Cultivar Aprendizagem e Crescimento

8. Facilita o Crescimento do Cliente

Definição: Estabelece parceria com o cliente para transformar aprendizagens e descobertas em ações. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.

  1. Trabalha com o cliente na integração de novas tomadas de consciência, descobertas ou aprendizagens, na sua visão do mundo e nos seus comportamentos

  2. Estabelece parceria com o cliente para desenhar objetivos, ações e medidas de responsabilização que integrem e ampliem novas aprendizagens

  3. Reconhece e apoia a autonomia do cliente na conceção de objetivos, ações e métodos de responsabilização

  4. Apoia o cliente na identificação de possíveis resultados ou aprendizagem a partir da identificação de etapas de ação

  5. Convida o cliente a considerar como seguir em frente, incluindo recursos, apoios e potenciais barreiras

  6. Estabelece parceria com o cliente para resumir a aprendizagem e a descoberta, dentro, ou entre sessões

  7. Celebra o progresso e os sucessos do cliente

  8. Estabelece parceria com o cliente para terminar a sessão

Encontre aqui a matriz comparativa da demonstração destas competências ICF para cada um dos níveis de credenciação. Download da matriz das competências (versão em inglês).

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