ACC | PCC | MCC
A ICF dispõe de três níveis de credenciação: Coach Associado (ACC), Coach Profissional (PCC) e Coach Master (MCC).
Todos os níveis de credenciação requerem que o Coach declare subscrever o Código de Ética da ICF.
Para além deste requisito, dependendo do nível de credenciação, deverão preencher os seguintes requisitos, para serem elegíveis:
Credenciação ACC (Associate Certified Coach):
-
Formação em coaching acreditada ACTP pela ICF;
-
100 ou mais horas de experiência como coach (das quais apenas podem contabilizar um máximo de 25 horas pro bono* ), com pelo menos 8 clientes, após a conclusão da formação ACTP. Pelo menos 25 dessas horas devem ter ocorrido nos 18 meses anteriores à submissão da candidatura à credencial** ;
-
Obterem aprovação no exame CSK (Coach Knowledge Assessment).
Credenciação PCC (Professional Certified Coach):
-
Formação em coaching acreditada ACTP pela ICF.
-
500 ou mais horas de experiência como coach (das quais apenas podem contabilizar um máximo de 50 horas pro bono*** ), com pelo menos 25 clientes. Pelo menos 50 dessas horas devem ter ocorrido nos 18 meses anteriores à submissão da candidatura à credencial** .
-
Obterem aprovação no exame CSK (Coach Knowledge Assessment).
Credenciação MCC (Master Certified Coach):
-
Formação qualificada em coaching: pelo menos 200 horas;
-
2500 ou mais horas ou mais horas de experiência como coach (das quais apenas podem contabilizar um máximo de 250 horas pro bono**** ), com pelo menos 35 clientes, após formação qualificada em coaching;
-
10 horas de Mentor Coaching durante um período não inferior a 3 meses, com um Mentor Coach MCC (não pode ser o mesmo Mentor Coach que o acompanhou para obtenção da credencial ACC ou PCC);
-
Avaliação de performance ao nível MCC, com base em duas sessões de coaching gravadas e transcritas;
-
Obterem aprovação no exame CSK (Coach Knowledge Assessment), salvo se tiverem feito no processo de credenciação ACC ou PCC.
Legenda:
*: Em resposta à situação relacionada com o COVID 19, a ICF aumentou, temporariamente, a proporção de horas de coaching pro-bono aceites no âmbito da credenciação ACC, passando assim para um total máximo de 30 horas. Esta excepção será aplicável para candidaturas de credenciação até 31 de Dezembro de 2020. A partir de 1 de Janeiro de 2021, as regras voltarão a ser de no máximo 25 horas pro-bono.
**: Em resposta à situação relacionada com o COVID 19, a ICF aumentou, temporariamente, o prazo de 18 meses para 24 meses, para candidaturas de credenciação recebidas até 31 de Dezembro de 2020. A partir de 1 de Janeiro de 2021, voltará a ser aplicado o prazo máximo de 18 meses.
***: Em resposta à situação relacionada com o COVID 19, a ICF aumentou, temporariamente, a proporção de horas de coaching pro-bono aceites no âmbito da credenciação PCC, passando assim para um total máximo de 60 horas. Esta excepção será aplicável para candidaturas de credenciação até 31 de Dezembro de 2020. A partir de 1 de Janeiro de 2021, as regras voltarão a ser de no máximo 50 horas pro-bono.
****: Em resposta à situação relacionada com o COVID 19, a ICF aumentou, temporariamente, a proporção de horas de coaching pro-bono aceites no âmbito da credenciação MCC, passando assim para um total máximo de 300 horas. Esta excepção será aplicável para candidaturas de credenciação até 31 de Dezembro de 2020. A partir de 1 de Janeiro de 2021, as regras voltarão a ser de no máximo 250 horas pro-bono.
Nota importante: a partir de Fevereiro de 2019 o coach tem de ser credenciado PCC para ser elegível para a credenciação MCC.
Para mais informações consulte o website da ICF Global em https://coachfederation.org/icf-credential.