Captura de ecrã 2021-09-24, às 11.46_edited.jpg

QUEM SOMOS:

A Aliança Coaching Profissional é uma parceria entre três reputadas associações sem fins lucrativos, reconhecidas nacional e internacionalmente, que defendem o coaching profissional e ético:

Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG)

European Mentoring & Coaching Council (EMCC Portugal)

International Coaching Federation (ICF Portugal)

 

 

O QUE NOS MOVE:

O reconhecimento comum de que o coaching profissional, rigoroso e ético se assume hoje, a nível global, como um poderoso processo de desenvolvimento pessoal, profissional, organizacional e social, especialmente virtuoso no desafiador mundo em que vivemos.

 

 

A NOSSA MISSÃO:

Contribuir para a divulgação e afirmação crescente do coaching profissional na sociedade portuguesa, nomeadamente junto de entidades, organismos e sociedade civil, através de atividades e iniciativas diversas, que se pretendem apelativas, profícuas e com valor acrescentado, com vista à afirmação crescente e ao reconhecimento do coaching profissional e ético.

 

 

COACHING PROFISSIONAL:

A Aliança Coaching Profissional entende coaching profissional, rigoroso e ético como um serviço profissional em diferentes campos (designadamente organizacional, académico, social, desportivo) assegurado por um coach profissional interno ou externo através de:

  • uma parceria entre um coach profissional e um cliente (individual, grupo ou equipa), para alcançar objetivos definidos pelo cliente; 

e de

  • um processo que assenta nos recursos internos do cliente, que lhe permita considerar diversas perspetivas e testar modos alternativos para, nomeadamente, melhorar competências, tomada de decisão e qualidade de vida, maximizando o seu potencial.

 

COACH PROFISSIONAL:

A Aliança Coaching Profissional entende que o Coach Profissional:

  • Possui formação inicial e contínua em coaching, através de programas reconhecidos internacionalmente, nomeadamente por associações de coaching com expressão global e/ou evidência de grau profissional pelas mesmas Associações;

  • Subscreve um Código de Ética reconhecido internacionalmente, nomeadamente por associações de coaching com expressão global;

  • Recebe supervisão e/ou mentoria relativamente à atividade de coaching que exerce, por profissional credenciado ou acreditado para o efeito.

 

OS PARCEIROS DA ALIANÇA COACHING PROFISSIONAL:

  1. A APG - Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas é uma associação profissional de direito privado, de caráter cultural e científico, sem fins lucrativos, reconhecida pelo governo português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. É uma associação de âmbito nacional que congrega pessoas e organizações que se dedicam à gestão do capital humano ou exercem funções especializadas nesta área. O GPC – Grupo Português de Coaching, como grupo focado numa área tão relevante ao desenvolvimento do capital humano, é parte integrante da APG e tem como missão prestigiar o coaching em Portugal, promover o desenvolvimento dos seus membros como profissionais de coaching e proceder ou colaborar no reconhecimento da profissão de coaches, nos termos legais.

 

  1. A EMCC PORTUGAL faz parte integrante do European Mentoring & Coaching Council (EMCC Global), como sua única e legítima representante em Portugal.

  2. Tem como missão o desenvolvimento, promoção e definição das melhores práticas em mentoring, coaching e supervisão, para benefício da sociedade.

  3. É inclusiva, e rege-se pelos princípios da diversidade e responsabilidade social.

  4. Como parte integrante da EMCC Global, apoia o desenvolvimento profissional dos seus membros portugueses através do intercâmbio de experiências e melhores práticas a nível internacional. Podem fazer parte da EMCC Portugal pessoas e empresas que com interesse nas temáticas do mentoring, coaching e supervisão, que se revejam e aceitem cumprir o estabelecido no Código Global de Ética.

 

  1. A ICF Portugal é a estrutura local da ICF – International Coaching Federation -  que conta com uma comunidade crescente de coaches profissionais, dotados de um corpo de competências chave, comprometidos com os princípios de atuação ética e com a contribuição ativa para a concretização da visão (o coaching é parte integrante de uma sociedade próspera e cada membro da ICF representa a mais alta qualidade do coaching profissional), da missão (a ICF existe para liderar o avanço global da profissão de coaching), dos valores e dos objetivos estratégicos da ICF.

 

 

CONTACTOS DA ALIANÇA COACHING PROFISSIONAL: