ICF FAQ’s sobre a Ética

As FAQ’s apresentadas resultam do trabalho realizado pelo Comité de Ética da ICF Global e procuram dar informação prática, clara e rigorosa para muitos dos desafios e questões que os membros enfrentam na sua prática de coaching.

 

O Comité de Ética do Chapter ICF Portugal está disponível para responder a questões adicionais que sejam colocadas pelos membros e comunidade em geral. Para esse efeito, contacte-nos através do email: etica@icf.pt

adaptado de ICF, 2009, Coaching World, FAQ document

Definições

Coaching: o Coaching consiste em construir uma parceria com clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. 

Relação de coaching profissional: a relação de coaching profissional existe quando o coaching inclui um contrato ou acordo de coaching, que define as responsabilidades das partes envolvidas.

O Coach Profissional da ICF: um coach profissional da ICF concorda em praticar as Competências Profissionais Nucleares da IFC e subscreve integralmente o Código de Ética da ICF.

 

Com vista a clarificar os papéis na relação de coaching é muitas vezes necessário distinguir o cliente do patrocinador. Em muitos casos, o cliente e o patrocinador são a mesma pessoa e por isso referidos como o cliente. Para os identificar, a ICF define estes papéis do seguinte modo:

  • Cliente: o cliente é a pessoa que recebe coaching;

  • Patrocinador: o patrocinador é a entidade (incluindo os seus representantes) que contratam e pagam os serviços de coaching a serem prestados.

Em todos os casos em que o patrocinador e o cliente não são a mesma pessoa, os contratos ou acordos de coaching devem claramente estabelecer os direitos, papéis e responsabilidades, tanto para o cliente como para o patrocinador.

Eu tenho um Master em Comunicação: será correto eu colocar no meu website de coaching apenas a menção que tenho um Master?


Todos os graus e credenciais que escolha para colocar no seu website devem explicitar a profissão a que se refere o grau, de modo a que a informação apresentada não seja ambígua. Por exemplo um Master em Comunicação é uma informação clara, enquanto Master por si só pode levar o leitor a pensar que é em coaching.





Enquanto Coach:

1) Não farei de modo consciente nenhuma declaração pública que não seja verdadeira ou que possa ser ambígua e enganosa acerca do que ofereço enquanto coach, ou falsas alegações em documentos escritos relacionados com a profissão de coaching, as minhas credenciais ou a ICF. 

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





2) Identificarei, de modo correto, as minhas qualificações de coaching, especializações, experiência, certificações e credenciais da ICF.

Eu tenho um Master em Comunicação: será correto eu colocar no meu website de coaching apenas a menção que tenho um Master?


Todos os graus e credenciais que escolha para colocar no seu website devem explicitar a profissão a que se refere o grau, de modo a que a informação apresentada não seja ambígua. Por exemplo um Master em Comunicação é uma informação clara, enquanto Master por si só pode levar o leitor a pensar que é em coaching.





3) Reconhecerei e honrarei os esforços e contribuições dos outros, não os interpretando ou tomando como meus. Compreendo que violar este standard pode levar-me a um processo legal posto pela parte que se sente lesada.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





É intenção deste comité que o conteúdo deste documento sobre as FAQs seja discutido a todos os níveis dentro da ICF, particularmente ao nível do chapter. Quando o comité estava a agregar as peças deste documento, foram várias as áreas que geraram muita discussão. É nossa expectativa que o mesmo aconteça ao nível dos chapters da ICF. Do mesmo modo há surpresas potenciais no conteúdo – algumas respostas podem trazer novidade para algumas pessoas. Acima de tudo queremos que este documento apoie os coaches na revisão dos seus materiais de marketing e acordos.”

Sally Rhys, ACC (USA), Vice Chair, Ethics & Standards Committee

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





4) Procurarei, em todos os momentos, reconhecer assuntos pessoais que possam impedir, entrar em conflito ou interferir no meu desempenho enquanto coach ou nas minhas relações profissionais de coaching. Sempre que os factos e as circunstâncias o ditem, procurarei assistência profissional e determinarei as ações a serem tomadas, tendo em conta se será apropriado suspender ou terminar a(s) minha(s) relação/ões de coaching.

“As FAQs têm utilizações diversas. Os coaches que se associam à ICF podem entender de forma mais clara a intenção, a amplitude e a profundidade das situações que o Código da ICF cobre. Ao compreender como o Código é aplicado, podem apreciar o profissionalismo que a ICF defende. Em segundo lugar, as FAQs podem ser uma plataforma para discussões nas reuniões dos Chapters da ICF, que poderão ajudar a educar os membros sobre o novo Código. Em terceiro lugar, organizações com programas ACTP podem usar as FAQs na formação de novos coaches, para que estes se familiarizem com o Código e compreendam e apreciem esta peça fundacional da nossa organização. Vicki Escude, MCC (USA)

Terei de fornecer os registos de cliente em caso de intimação ou queixa ética?


Variará consoante o país e jurisdição, mas geralmente, sim. Considere cautelosamente o que coloca nos seus registos.




Quanto tempo tenho de manter os registos de cliente?


Não existe qualquer diretriz da ICF neste momento. Deverá verificar as leis e regulamentos nacionais para agir em conformidade. Se for alvo de uma auditoria financeira terá de garantir a confidencialidade, pelo que deve assegurar-se que os registos dos clientes atendem a esta proteção.




Como me deverei descartar dos registos?


Deverá apagar todos os registos online e digitais, bem como destruir todos os registos em papel.





5) Comportar-me-ei em concordância com o Código de Ética da ICF durante quaisquer atividades de formação, mentoring ou supervisão de coaching.

Eu tenho um Master em Comunicação: será correto eu colocar no meu website de coaching apenas a menção que tenho um Master?


Todos os graus e credenciais que escolha para colocar no seu website devem explicitar a profissão a que se refere o grau, de modo a que a informação apresentada não seja ambígua. Por exemplo um Master em Comunicação é uma informação clara, enquanto Master por si só pode levar o leitor a pensar que é em coaching.





6) Conduzirei e produzirei investigação com competência, honestidade e dentro dos padrões científicos reconhecidos e diretrizes aplicáveis. A minha investigação será conduzida tendo em conta o consentimento e aprovação dos envolvidos, protegendo os participantes de qualquer dano potencial. Todos os esforços de investigação deverão ser realizados de forma a cumprir com toda a legislação aplicável do país em que a investigação é conduzida.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





7) Manterei, arquivarei e descartar-me-ei de quaisquer registos criados durante a minha atividade de coaching de forma a promover a confidencialidade, a segurança e a privacidade, cumprindo com quaisquer leis e acordos.

Terei de fornecer os registos de cliente em caso de intimação ou queixa ética?


Variará consoante o país e jurisdição, mas geralmente, sim. Considere cautelosamente o que coloca nos seus registos.




Quanto tempo tenho de manter os registos de cliente?


Não existe qualquer diretriz da ICF neste momento. Deverá verificar as leis e regulamentos nacionais para agir em conformidade. Se for alvo de uma auditoria financeira terá de garantir a confidencialidade, pelo que deve assegurar-se que os registos dos clientes atendem a esta proteção.




Como me deverei descartar dos registos?


Deverá apagar todos os registos online e digitais, bem como destruir todos os registos em papel.





8) Usarei os contactos dos membros da ICF (endereços de e-mail, números de telefone, etc.) apenas no modo e no alcance autorizados pela ICF.

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





“Acredito que as FAQ oferecem aos membros a oportunidade de tomarem contacto com exemplos da vida real para obter clareza, compreensão e manter os mais altos padrões éticos. Este documento é fácil de ler e de compreender.” Hazel Brief (Israel)

“O Comité verificou que, ao longo do tempo, a maior parte dos coaches acredita que está a agir de boa fé, mas comete erros decorrentes da falta de informação. Exemplos comuns são:  não ter acordos escritos, deixar aspetos importantes fora dos acordos, a gestão de honorários pré-pagos. Esperamos que as FAQs possam ser usadas para prevenir queixas éticas e o custo que estas acarretam para os coaches membros.” Jeanne Erikson, ACC (USA) Chair Ethics & Standards Committee

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





9) Procurarei evitar conflitos de interesse e potenciais conflitos de interesse e revelarei abertamente quaisquer conflitos. Oferecer-me-ei para me retirar quando surjam conflitos deste género.

Se ofereço mais do que um serviço/produto, poderei vendê-los aos meus clientes de coaching?


A relação de coaching poderá ser prejudicada se vender outros produtos ao cliente, já que o cliente poderá encontrar-se sob pressão para os comprar a si.





10) Revelarei ao meu cliente e ao seu patrocinador qualquer compensação antecipada de terceiros que possa ter pago ou recebido pela referência desse cliente. 

Terei de fornecer os registos de cliente em caso de intimação ou queixa ética?


Variará consoante o país e jurisdição, mas geralmente, sim. Considere cautelosamente o que coloca nos seus registos.




Quanto tempo tenho de manter os registos de cliente?


Não existe qualquer diretriz da ICF neste momento. Deverá verificar as leis e regulamentos nacionais para agir em conformidade. Se for alvo de uma auditoria financeira terá de garantir a confidencialidade, pelo que deve assegurar-se que os registos dos clientes atendem a esta proteção.




Como me deverei descartar dos registos?


Deverá apagar todos os registos online e digitais, bem como destruir todos os registos em papel.





11) Apenas permutarei serviços, bens ou outra remuneração não monetária quando não prejudicar a relação de coaching.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





12) Não irei, em consciência, tomar quaisquer vantagens ou benefícios pessoais, profissionais ou monetários da relação coach-cliente, exceto da forma de compensação acordada no contrato. 

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





13) Não enganarei propositadamente nem farei alegações falsas sobre o que meu cliente ou patrocinador irão receber do processo de coaching ou de mim como coach.

Terei de fornecer os registos de cliente em caso de intimação ou queixa ética?


Variará consoante o país e jurisdição, mas geralmente, sim. Considere cautelosamente o que coloca nos seus registos.




Quanto tempo tenho de manter os registos de cliente?


Não existe qualquer diretriz da ICF neste momento. Deverá verificar as leis e regulamentos nacionais para agir em conformidade. Se for alvo de uma auditoria financeira terá de garantir a confidencialidade, pelo que deve assegurar-se que os registos dos clientes atendem a esta proteção.




Como me deverei descartar dos registos?


Deverá apagar todos os registos online e digitais, bem como destruir todos os registos em papel.





14) Eu não darei aos meus potenciais clientes ou patrocinadores informação ou conselhos que sei ou acredito serem incorretos ou falsos.

15) Eu estabelecerei acordos ou contratos claros com os meus clientes e patrocinadores. Eu honrarei todos os acordos ou contratos estabelecidos no contexto das relações profissionais de coaching.

Como posso referenciar ao cliente um terapeuta, sem estar implícito um diagnóstico?


Se o coach é também psicoterapeuta ou psicólogo clínico, então reconhecer questões psicológicas está no conjunto de competências do coach e pode sugerir ao cliente explorar essas questões com um profissional fora da relação de coaching. Se o coach não é terapeuta, mas considera que o cliente pode beneficiar de outro profissional ou recurso, é aconselhável que explore essas opções com o cliente.





“O Código pode parecer demasiadamente prescritivo, mas na realidade a intenção é constituir um suporte para que seja um coach ético. O código permite a partilha de boas práticas e aumenta o profissionalismo.” Sally Rhys, ACC (USA)

Vice Presidente, Ethics & Standards Committee”

16) Irei explicar cuidadosamente e esforçar-me por garantir que, antes ou durante a sessão inicial, o meu cliente e o patrocinador compreendem a natureza do coaching, a natureza e os limites da confidencialidade, as condições financeiras e qualquer outra cláusula do acordo ou contrato de coaching.

Terei de fornecer os registos de cliente em caso de intimação ou queixa ética?


Variará consoante o país e jurisdição, mas geralmente, sim. Considere cautelosamente o que coloca nos seus registos.




Quanto tempo tenho de manter os registos de cliente?


Não existe qualquer diretriz da ICF neste momento. Deverá verificar as leis e regulamentos nacionais para agir em conformidade. Se for alvo de uma auditoria financeira terá de garantir a confidencialidade, pelo que deve assegurar-se que os registos dos clientes atendem a esta proteção.




Como me deverei descartar dos registos?


Deverá apagar todos os registos online e digitais, bem como destruir todos os registos em papel.





17) Eu serei responsável por estabelecer fronteiras claras, apropriadas e culturalmente sensíveis, que regulem o contacto físico com o cliente e com o patrocinador.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





18) Eu não terei envolvimento sexual com nenhum dos meus clientes ou patrocinadores.

Eu tenho um Master em Comunicação: será correto eu colocar no meu website de coaching apenas a menção que tenho um Master?


Todos os graus e credenciais que escolha para colocar no seu website devem explicitar a profissão a que se refere o grau, de modo a que a informação apresentada não seja ambígua. Por exemplo um Master em Comunicação é uma informação clara, enquanto Master por si só pode levar o leitor a pensar que é em coaching.





19) Eu respeitarei o direito de o cliente terminar o processo de coaching em qualquer momento, sujeito às condições do acordo ou contrato. Eu estarei atento às indicações de que o cliente já não está a tirar benefícios do processo de coaching.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





20) Eu irei encorajar o cliente ou o patrocinador a fazer uma alteração se eu considerar que um outro coach ou recurso pode servir melhor o cliente ou o patrocinador.

Eu tenho muitos conhecimentos sobre nutrição (dietas e vitaminas) e o meu cliente tem um objetivo que é saber mais sobre nutrição. Posso partilhar o meu conhecimento com o cliente?


É mais apropriado encorajar o cliente a procurar um especialista ou consultor da área, do que dar informação. Recomendar um profissional, website, literatura, e/ou livros são opções aceitáveis.




O meu cliente quer explorar como é que os relacionamentos passados contribuíram para formar as suas crenças sobre os relacionamentos presentes. Eu tenho uma licenciatura em psicologia e aprendi bastante sobre o tema. Posso dedicar tempo a explorar este tema com o cliente?


Se não é um psicoterapeuta ou psicólogo clínico, não é apropriado trazer essa informação para o processo de coaching e deve encorajar o cliente a encontrar outro profissional para ajudar o cliente nesse tema. Se é psicoterapeuta ou psicólogo clínico pode considerar criar um acordo separado para lidar com este tema após o processo de coaching ter terminado. Mesmo no caso em que os papéis foram claramente diferenciados, pode ser confuso para o cliente relacionar-se em simultâneo consigo enquanto coach e enquanto terapeuta.





21) Eu irei sugerir ao meu cliente procurar os serviços de outros profissionais quando considerar necessário ou apropriado.

Terei de fornecer os registos de cliente em caso de intimação ou queixa ética?


Variará consoante o país e jurisdição, mas geralmente, sim. Considere cautelosamente o que coloca nos seus registos.




Quanto tempo tenho de manter os registos de cliente?


Não existe qualquer diretriz da ICF neste momento. Deverá verificar as leis e regulamentos nacionais para agir em conformidade. Se for alvo de uma auditoria financeira terá de garantir a confidencialidade, pelo que deve assegurar-se que os registos dos clientes atendem a esta proteção.




Como me deverei descartar dos registos?


Deverá apagar todos os registos online e digitais, bem como destruir todos os registos em papel.





“Nós tendemos a considerar que somos pessoas éticas e, portanto, procurar informação adicional sobre comportamento ético ou atualizações no Código pode não estar no topo da lista de prioridades e interesses. Contudo, é exatamente porque a ética é uma parte integrante do nosso comportamento que devemos procurar informação adicional e as atualizações do código de conduta da nossa profissão. Ao ritmo de crescimento da nossa profissão, é muito importante estar consciente das mudanças para que mantenhamos a nossa integridade profissional, assim como a integridade da profissão”.

Liora Rosen (EUA)

22) Eu manterei níveis estritos de confidencialidade de todos os clientes e patrocinadores. Eu terei um acordo ou contrato claro antes de dar informação a outra pessoa, a não ser que seja requerido por lei.

Devo ter um contrato com uma criança de 9 anos?


Depende da legislação local, se o cliente é menor o contrato deve incluir o patrocinador.




Durante as entrevistas para um projeto de pesquisa (ou artigo de jornal ou evento com os média), o entrevistador pergunta-me quantas mulheres executivas foram minhas clientes, em que países e quais os estados, e se pode ter os contactos para follow-up. Posso dar essa informação?


Pode fornecer informação que não permita associar à pessoa em questão, como por exemplo quantas pessoas e em que país ou estado, o que estará em conformidade como o princípio de anonimato. Contudo, não pode fornecer os contactos do cliente sem o seu prévio consentimento. No caso de ter incluído a partilha desta informação no seu contrato inicial, não haverá problema; se não incluiu, deverá contactar o seu cliente e/ou patrocinador ou antigos clientes e/ou patrocinadores para pedir o seu consentimento.




Um colega meu pergunta-me quais empresas de TI já foram minhas clientes. Posso dizer-lhe? Posso mencionar empresas no meu web site?


Este assunto é muito complexo e, além da confidencialidade, poderá ter implicações legais em termos de violação de direitos autorais. O contrato com ambos, o cliente e o patrocinador, tem que ser específico em relação à utilização de nomes. Tome atenção que os contratos dos seus clientes e/ou patrocinadores poderão incluir cláusulas sobre este assunto. A forma de manter boas relações com o seu cliente e/ou patrocinador é confirmar se tem o seu consentimento para utilizar os nomes e logos, no caso de não estar explicitamente incluído no vosso contrato.




É aceitável ter na minha agenda as marcações com os meus clientes visíveis, na minha secretária ou na receção?


Não, visto que qualquer pessoa ao passar pode ler os nomes dos seus clientes.




Posso utilizar antigos clientes como referência para novos possíveis clientes?


Sim, mas só se tiver o consentimento expresso do seu cliente ou patrocinador para o poder fazer. Pode assim fornecer o contacto específico do seu antigo cliente ao seu possível novo cliente.




O meu cliente pergunta se conheço alguém que trabalha na gestão de retalho para poder contactar uma vez que procura de trabalho nessa área. Alguns dos meus antigos clientes seriam perfeitos. Posso fornecer-lhe os nomes e contactos?


Não, sem o consentimento dos antigos clientes.




O consentimento verbal para quebrar a confidencialidade é aceitável ou preciso obter o consentimento por escrito?


É mais seguro e incontestável por escrito.





23) Terei um acordo claro sobre como a informação do processo de coaching pode ser partilhada entre coach, cliente e patrocinador.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





24) Quando estiver no papel de formador num curso de coaching, vou clarificar com os alunos os critérios da confidencialidade.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





25) Vou celebrar com os coaches associados e as outras pessoas com quem trabalho na prestação do serviço aos meus clientes e aos respetivos patrocinadores, sejam pagos ou voluntários, acordos e contratos claros que seguem o Código de Ética da ICF, Parte 2, Secção 4: Confidencialidade/Privacidade e todo o Código de Ética aplicável.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





Eu penso no código de ética como um GPS. A maioria das vezes sabemos para onde vamos, mas por vezes existem desvios inesperados ou podemos estar em territórios desconhecidos e o código aponta a direção correta. Tal como o GPS, é extramente útil, se o soubermos utilizar

Liona Rosen (USA)

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