ICF  FAQ’s sobre a Ética

As FAQ’s apresentadas resultam do trabalho realizado pelo Comité de Ética da ICF Global e procuram dar informação prática, clara e rigorosa para muitos dos desafios e questões que os membros enfrentam na sua prática de coaching.

 

O Comité de Ética do Chapter ICF Portugal está disponível para responder a questões adicionais que sejam colocadas pelos membros e comunidade em geral. Para esse efeito, contacte-nos através do email: etica@icf.pt

adaptado de ICF, 2009, Coaching World, FAQ document

Definições

Coaching: o Coaching consiste em construir uma parceria com clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. 

Relação de coaching profissional: a relação de coaching profissional existe quando o coaching inclui um contrato ou acordo de coaching, que define as responsabilidades das partes envolvidas.

O Coach Profissional da ICF: um coach profissional da ICF concorda em praticar as Competências Profissionais Nucleares da IFC e subscreve integralmente o Código de Ética da ICF.

 

Com vista a clarificar os papéis na relação de coaching é muitas vezes necessário distinguir o cliente do patrocinador. Em muitos casos, o cliente e o patrocinador são a mesma pessoa e por isso referidos como o cliente. Para os identificar, a ICF define estes papéis do seguinte modo:

  • Cliente: o cliente é a pessoa que recebe coaching;

  • Patrocinador: o patrocinador é a entidade (incluindo os seus representantes) que contratam e pagam os serviços de coaching a serem prestados.

Em todos os casos em que o patrocinador e o cliente não são a mesma pessoa, os contratos ou acordos de coaching devem claramente estabelecer os direitos, papéis e responsabilidades, tanto para o cliente como para o patrocinador.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





É intenção deste comité que o conteúdo deste documento sobre as FAQs seja discutido a todos os níveis dentro da ICF, particularmente ao nível do chapter. Quando o comité estava a agregar as peças deste documento, foram várias as áreas que geraram muita discussão. É nossa expectativa que o mesmo aconteça ao nível dos chapters da ICF. Do mesmo modo há surpresas potenciais no conteúdo – algumas respostas podem trazer novidade para algumas pessoas. Acima de tudo queremos que este documento apoie os coaches na revisão dos seus materiais de marketing e acordos.”

Sally Rhys, ACC (USA), Vice Chair, Ethics & Standards Committee

O departimento RH vai pagar os meus serviços de coaching para seis clientes, e assinou o acordo como o patrocinador. O departamento de contabilidade precisa da informação sobre quantas sessões prevejo realizar no próximo ano para poder fazer uma projeção de orçamento.. Posso dar esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




A Contabilidade solicita ainda a informação sobre os departamentos a que pertencem os clientes. Posso fornecer esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




Nesse seguimento, a Contabilidade solicita os nomes dos clientes. Posso dar esta informação à Contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador. Eventualmente poderá fornecer esta informação, mas só com o consentimento prévio do cliente e do patrocinador.




Recebo uma avaliação 360º duma empresa externa. Sou contratado para efetuar coaching a uma equipa de gestão utilizando esta informação. O primeiro passo consiste me criar um Plano de Desenvolvimento para cada membro da equipa e para a equipa na totalidade. O departamento de RH quer saber quais são os objetivos do coaching para desenvolver um estudo de produtividade interna. Posso partilhar os objetivos dos meus clientes com o departamento de RH?


De preferência deveria estar no acordo quando o processo de coaching foi concebido. Contudo, se não foi, pode fornecer esta informação, com o consentimento prévio do seu cliente e patrocinador.




Estou num processo de coaching com um rapaz de 12 anos e o seu pai liga-me para saber como está a correr. Posso falar sobre o processo em termos gerais?


Só no caso do seu cliente estar de acordo, ou se estiver previsto no contrato que os três assinaram.




O supervisor do meu novo cliente tem um objetivo para o coaching que não quer que o meu o cliente conheça. Eu estou a ser pago através do orçamento do supervisor. Posso não partilhar esta informação com o meu cliente?


Isto cria um conflito de ética. Como pode efetuar um processo de coaching com alguém sem ter a devida transparência e um acordo explícito sobre os objetivos do coaching? O que tiver incluído no acordo que os três assinarem, é o que será aceitável.




Posso ter um processo de coaching com um cliente profissional que tem objetivos pessoais que não partilhou com o patrocinador?


O coaching dos objetivos pessoais é uma parte integrante do coaching profissional. O que estiver explicitado no contrato ou acordo vai governar o que pode ser partilhado.





Enquanto Coach:

1) Não farei de modo consciente nenhuma declaração pública que não seja verdadeira ou que possa ser ambígua e enganosa acerca do que ofereço enquanto coach, ou falsas alegações em documentos escritos relacionados com a profissão de coaching, as minhas credenciais ou a ICF.


2) Identificarei, de modo correto, as minhas qualificações de coaching, especializações, experiência, certificações e credenciais da ICF.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





3) Reconhecerei e honrarei os esforços e contribuições dos outros, não os interpretando ou tomando como meus. Compreendo que violar este standard pode levar-me a um processo legal posto pela parte que se sente lesada.

Trabalhei com um parceiro de negócio no passado. Agora estou por minha conta. Posso usar as ferramentas e os documentos que criámos quando estávamos juntos?


A resposta correta depende daquilo que acordou com o seu anterior parceiro. Se não houve nenhum acordo, esclareça antes de usar, para prevenir conflitos desnecessários. O Código de Ética da ICF aplica-se à relação Coach-Cliente e Coach-Patrocinador. Os Comités da ICF estão a desenvolver linhas de orientação para os standards de negócio.




Encontrei um questionário de 20 itens, que é excelente para atrair clientes, no site de um outro coach. Posso utilizar algumas das questões no meu site sem obter permissão prévia?


Não. Não as pode utilizar sem obter consentimento.




Pretendo fornecer documentação acerca da eficiência do coaching a uma empresa que pode comprar os meus serviços. Encontrei dois artigos acerca do ROI que o coaching pode trazer que respondem na perfeição aos pontos que quero evidenciar. Preciso de contactar o autor ou o editor para usar alguns dos pontos na minha apresentação de PowerPoint para vender o serviço?


Não, desde que seja respeitado o direito à citação de acordo com o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.





4) Procurarei, em todos os momentos, reconhecer assuntos pessoais que possam impedir, entrar em conflito ou interferir no meu desempenho enquanto coach ou nas minhas relações profissionais de coaching. Sempre que os factos e as circunstâncias o ditem, procurarei assistência profissional e determinarei as ações a serem tomadas, tendo em conta se será apropriado suspender ou terminar a(s) minha(s) relação/ões de coaching.

Posso aceitar um contrato de coaching para acompanhar um gestor intermédio quando já sou coach da sua chefia?


Poderá aceitar esse contrato se julgar que poderá manter uma perspetiva objetiva e a confidencialidade com os dois clientes. Poderá discutir em termos gerais com a chefia como este se sentiria com a possibilidade de ser coach do gestor intermédio ou de outra pessoa na organização. Tenha em consideração que poderá surgir um conflito de interesses, nomeadamente em situações de contratação e despedimento.

Conflito de interesses: Um conflito de interesses existe quando tem um interesse que interfere com as suas responsabilidades enquanto coach ou que interfere com a capacidade de agir no melhor interesse da profissão de coaching.

Um conflito de interesses pode surgir quando o seu papel como coach é usado para ganho pessoal inapropriado ou quando interesses pessoais são incompatíveis com o seu acordo de coaching. Exemplos de conflitos a evitar incluem aceitar ou oferecer pagamentos fora do acordo de coaching, ser investidor ou ter posição em qualquer negócio para o qual esteja a prestar serviços de coaching. Os coaches devem evitar até a aparência de conflitos de interesses.




Se sou um gestor interno, deverei ser coach de alguém sobre quem tenho uma palavra a dizer na sua avaliação de desempenho?


Esta situação aparenta ser um conflito de interesse e, provavelmente, não deveria ser coach dessa pessoa. Poderá usar competências de coaching em qualquer momento, tal como Escuta Ativa e Questionamento Poderoso. Contudo, por ser gestor desta pessoa, o facto de avaliar o seu colaborador poderá inibir a abertura e a confiança na relação.





5) Comportar-me-ei em concordância com o Código de Ética da ICF durante quaisquer atividades de formação, mentoring ou supervisão de coaching.

O departimento RH vai pagar os meus serviços de coaching para seis clientes, e assinou o acordo como o patrocinador. O departamento de contabilidade precisa da informação sobre quantas sessões prevejo realizar no próximo ano para poder fazer uma projeção de orçamento.. Posso dar esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




A Contabilidade solicita ainda a informação sobre os departamentos a que pertencem os clientes. Posso fornecer esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




Nesse seguimento, a Contabilidade solicita os nomes dos clientes. Posso dar esta informação à Contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador. Eventualmente poderá fornecer esta informação, mas só com o consentimento prévio do cliente e do patrocinador.




Recebo uma avaliação 360º duma empresa externa. Sou contratado para efetuar coaching a uma equipa de gestão utilizando esta informação. O primeiro passo consiste me criar um Plano de Desenvolvimento para cada membro da equipa e para a equipa na totalidade. O departamento de RH quer saber quais são os objetivos do coaching para desenvolver um estudo de produtividade interna. Posso partilhar os objetivos dos meus clientes com o departamento de RH?


De preferência deveria estar no acordo quando o processo de coaching foi concebido. Contudo, se não foi, pode fornecer esta informação, com o consentimento prévio do seu cliente e patrocinador.




Estou num processo de coaching com um rapaz de 12 anos e o seu pai liga-me para saber como está a correr. Posso falar sobre o processo em termos gerais?


Só no caso do seu cliente estar de acordo, ou se estiver previsto no contrato que os três assinaram.




O supervisor do meu novo cliente tem um objetivo para o coaching que não quer que o meu o cliente conheça. Eu estou a ser pago através do orçamento do supervisor. Posso não partilhar esta informação com o meu cliente?


Isto cria um conflito de ética. Como pode efetuar um processo de coaching com alguém sem ter a devida transparência e um acordo explícito sobre os objetivos do coaching? O que tiver incluído no acordo que os três assinarem, é o que será aceitável.




Posso ter um processo de coaching com um cliente profissional que tem objetivos pessoais que não partilhou com o patrocinador?


O coaching dos objetivos pessoais é uma parte integrante do coaching profissional. O que estiver explicitado no contrato ou acordo vai governar o que pode ser partilhado.





6) Conduzirei e produzirei investigação com competência, honestidade e dentro dos padrões científicos reconhecidos e diretrizes aplicáveis. A minha investigação será conduzida tendo em conta o consentimento e aprovação dos envolvidos, protegendo os participantes de qualquer dano potencial. Todos os esforços de investigação deverão ser realizados de forma a cumprir com toda a legislação aplicável do país em que a investigação é conduzida.

“O Comité verificou que, ao longo do tempo, a maior parte dos coaches acredita que está a agir de boa fé, mas comete erros decorrentes da falta de informação. Exemplos comuns são:  não ter acordos escritos, deixar aspetos importantes fora dos acordos, a gestão de honorários pré-pagos. Esperamos que as FAQs possam ser usadas para prevenir queixas éticas e o custo que estas acarretam para os coaches membros.” Jeanne Erikson, ACC (USA) Chair Ethics & Standards Committee

O departimento RH vai pagar os meus serviços de coaching para seis clientes, e assinou o acordo como o patrocinador. O departamento de contabilidade precisa da informação sobre quantas sessões prevejo realizar no próximo ano para poder fazer uma projeção de orçamento.. Posso dar esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




A Contabilidade solicita ainda a informação sobre os departamentos a que pertencem os clientes. Posso fornecer esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




Nesse seguimento, a Contabilidade solicita os nomes dos clientes. Posso dar esta informação à Contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador. Eventualmente poderá fornecer esta informação, mas só com o consentimento prévio do cliente e do patrocinador.




Recebo uma avaliação 360º duma empresa externa. Sou contratado para efetuar coaching a uma equipa de gestão utilizando esta informação. O primeiro passo consiste me criar um Plano de Desenvolvimento para cada membro da equipa e para a equipa na totalidade. O departamento de RH quer saber quais são os objetivos do coaching para desenvolver um estudo de produtividade interna. Posso partilhar os objetivos dos meus clientes com o departamento de RH?


De preferência deveria estar no acordo quando o processo de coaching foi concebido. Contudo, se não foi, pode fornecer esta informação, com o consentimento prévio do seu cliente e patrocinador.




Estou num processo de coaching com um rapaz de 12 anos e o seu pai liga-me para saber como está a correr. Posso falar sobre o processo em termos gerais?


Só no caso do seu cliente estar de acordo, ou se estiver previsto no contrato que os três assinaram.




O supervisor do meu novo cliente tem um objetivo para o coaching que não quer que o meu o cliente conheça. Eu estou a ser pago através do orçamento do supervisor. Posso não partilhar esta informação com o meu cliente?


Isto cria um conflito de ética. Como pode efetuar um processo de coaching com alguém sem ter a devida transparência e um acordo explícito sobre os objetivos do coaching? O que tiver incluído no acordo que os três assinarem, é o que será aceitável.




Posso ter um processo de coaching com um cliente profissional que tem objetivos pessoais que não partilhou com o patrocinador?


O coaching dos objetivos pessoais é uma parte integrante do coaching profissional. O que estiver explicitado no contrato ou acordo vai governar o que pode ser partilhado.





“As FAQs têm utilizações diversas. Os coaches que se associam à ICF podem entender de forma mais clara a intenção, a amplitude e a profundidade das situações que o Código da ICF cobre. Ao compreender como o Código é aplicado, podem apreciar o profissionalismo que a ICF defende. Em segundo lugar, as FAQs podem ser uma plataforma para discussões nas reuniões dos Chapters da ICF, que poderão ajudar a educar os membros sobre o novo Código. Em terceiro lugar, organizações com programas ACTP podem usar as FAQs na formação de novos coaches, para que estes se familiarizem com o Código e compreendam e apreciem esta peça fundacional da nossa organização. Vicki Escude, MCC (USA)

7) Manterei, arquivarei e descartar-me-ei de quaisquer registos criados durante a minha atividade de coaching de forma a promover a confidencialidade, a segurança e a privacidade, cumprindo com quaisquer leis e acordos.

Se ofereço mais do que um serviço/produto, poderei vendê-los aos meus clientes de coaching?


A relação de coaching poderá ser prejudicada se vender outros produtos ao cliente, já que o cliente poderá encontrar-se sob pressão para os comprar a si.





“O Código pode parecer demasiadamente prescritivo, mas na realidade a intenção é constituir um suporte para que seja um coach ético. O código permite a partilha de boas práticas e aumenta o profissionalismo.” Sally Rhys, ACC (USA)

Vice Presidente, Ethics & Standards Committee”

8) Usarei os contactos dos membros da ICF (endereços de e-mail, números de telefone, etc.) apenas no modo e no alcance autorizados pela ICF.

Trabalhei com um parceiro de negócio no passado. Agora estou por minha conta. Posso usar as ferramentas e os documentos que criámos quando estávamos juntos?


A resposta correta depende daquilo que acordou com o seu anterior parceiro. Se não houve nenhum acordo, esclareça antes de usar, para prevenir conflitos desnecessários. O Código de Ética da ICF aplica-se à relação Coach-Cliente e Coach-Patrocinador. Os Comités da ICF estão a desenvolver linhas de orientação para os standards de negócio.




Encontrei um questionário de 20 itens, que é excelente para atrair clientes, no site de um outro coach. Posso utilizar algumas das questões no meu site sem obter permissão prévia?


Não. Não as pode utilizar sem obter consentimento.




Pretendo fornecer documentação acerca da eficiência do coaching a uma empresa que pode comprar os meus serviços. Encontrei dois artigos acerca do ROI que o coaching pode trazer que respondem na perfeição aos pontos que quero evidenciar. Preciso de contactar o autor ou o editor para usar alguns dos pontos na minha apresentação de PowerPoint para vender o serviço?


Não, desde que seja respeitado o direito à citação de acordo com o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.





9) Procurarei evitar conflitos de interesse e potenciais conflitos de interesse e revelarei abertamente quaisquer conflitos. Oferecer-me-ei para me retirar quando surjam conflitos deste género.

Posso aceitar um contrato de coaching para acompanhar um gestor intermédio quando já sou coach da sua chefia?


Poderá aceitar esse contrato se julgar que poderá manter uma perspetiva objetiva e a confidencialidade com os dois clientes. Poderá discutir em termos gerais com a chefia como este se sentiria com a possibilidade de ser coach do gestor intermédio ou de outra pessoa na organização. Tenha em consideração que poderá surgir um conflito de interesses, nomeadamente em situações de contratação e despedimento.

Conflito de interesses: Um conflito de interesses existe quando tem um interesse que interfere com as suas responsabilidades enquanto coach ou que interfere com a capacidade de agir no melhor interesse da profissão de coaching.

Um conflito de interesses pode surgir quando o seu papel como coach é usado para ganho pessoal inapropriado ou quando interesses pessoais são incompatíveis com o seu acordo de coaching. Exemplos de conflitos a evitar incluem aceitar ou oferecer pagamentos fora do acordo de coaching, ser investidor ou ter posição em qualquer negócio para o qual esteja a prestar serviços de coaching. Os coaches devem evitar até a aparência de conflitos de interesses.




Se sou um gestor interno, deverei ser coach de alguém sobre quem tenho uma palavra a dizer na sua avaliação de desempenho?


Esta situação aparenta ser um conflito de interesse e, provavelmente, não deveria ser coach dessa pessoa. Poderá usar competências de coaching em qualquer momento, tal como Escuta Ativa e Questionamento Poderoso. Contudo, por ser gestor desta pessoa, o facto de avaliar o seu colaborador poderá inibir a abertura e a confiança na relação.





“Acredito que as FAQ oferecem aos membros a oportunidade de tomarem contacto com exemplos da vida real para obter clareza, compreensão e manter os mais altos padrões éticos. Este documento é fácil de ler e de compreender.” Hazel Brief (Israel)

10) Revelarei ao meu cliente e ao seu patrocinador qualquer compensação antecipada de terceiros que possa ter pago ou recebido pela referência desse cliente.

Trabalhei com um parceiro de negócio no passado. Agora estou por minha conta. Posso usar as ferramentas e os documentos que criámos quando estávamos juntos?


A resposta correta depende daquilo que acordou com o seu anterior parceiro. Se não houve nenhum acordo, esclareça antes de usar, para prevenir conflitos desnecessários. O Código de Ética da ICF aplica-se à relação Coach-Cliente e Coach-Patrocinador. Os Comités da ICF estão a desenvolver linhas de orientação para os standards de negócio.




Encontrei um questionário de 20 itens, que é excelente para atrair clientes, no site de um outro coach. Posso utilizar algumas das questões no meu site sem obter permissão prévia?


Não. Não as pode utilizar sem obter consentimento.




Pretendo fornecer documentação acerca da eficiência do coaching a uma empresa que pode comprar os meus serviços. Encontrei dois artigos acerca do ROI que o coaching pode trazer que respondem na perfeição aos pontos que quero evidenciar. Preciso de contactar o autor ou o editor para usar alguns dos pontos na minha apresentação de PowerPoint para vender o serviço?


Não, desde que seja respeitado o direito à citação de acordo com o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.





11) Apenas permutarei serviços, bens ou outra remuneração não monetária quando não prejudicar a relação de coaching.

O meu cliente diz que não tem dinheiro suficiente para pagar os serviços de coaching e pede para permutar serviços. Acredita que não conseguirá angariar dinheiro suficiente para pagar o serviço. Esta crença prejudica a relação de coaching?


Poderá prejudicar. Por isso é importante que explore o assunto antes de chegar a uma conclusão.





12) Não irei, em consciência, tomar quaisquer vantagens ou benefícios pessoais, profissionais ou monetários da relação coach-cliente, exceto da forma de compensação acordada no contrato.

Se ofereço mais do que um serviço/produto, poderei vendê-los aos meus clientes de coaching?


A relação de coaching poderá ser prejudicada se vender outros produtos ao cliente, já que o cliente poderá encontrar-se sob pressão para os comprar a si.





13) Não enganarei propositadamente nem farei alegações falsas sobre o que meu cliente ou patrocinador irão receber do processo de coaching ou de mim como coach.

Posso aceitar um contrato de coaching para acompanhar um gestor intermédio quando já sou coach da sua chefia?


Poderá aceitar esse contrato se julgar que poderá manter uma perspetiva objetiva e a confidencialidade com os dois clientes. Poderá discutir em termos gerais com a chefia como este se sentiria com a possibilidade de ser coach do gestor intermédio ou de outra pessoa na organização. Tenha em consideração que poderá surgir um conflito de interesses, nomeadamente em situações de contratação e despedimento.

Conflito de interesses: Um conflito de interesses existe quando tem um interesse que interfere com as suas responsabilidades enquanto coach ou que interfere com a capacidade de agir no melhor interesse da profissão de coaching.

Um conflito de interesses pode surgir quando o seu papel como coach é usado para ganho pessoal inapropriado ou quando interesses pessoais são incompatíveis com o seu acordo de coaching. Exemplos de conflitos a evitar incluem aceitar ou oferecer pagamentos fora do acordo de coaching, ser investidor ou ter posição em qualquer negócio para o qual esteja a prestar serviços de coaching. Os coaches devem evitar até a aparência de conflitos de interesses.




Se sou um gestor interno, deverei ser coach de alguém sobre quem tenho uma palavra a dizer na sua avaliação de desempenho?


Esta situação aparenta ser um conflito de interesse e, provavelmente, não deveria ser coach dessa pessoa. Poderá usar competências de coaching em qualquer momento, tal como Escuta Ativa e Questionamento Poderoso. Contudo, por ser gestor desta pessoa, o facto de avaliar o seu colaborador poderá inibir a abertura e a confiança na relação.





14) Eu não darei aos meus potenciais clientes ou patrocinadores informação ou conselhos que sei ou acredito serem incorretos ou falsos.


15) Eu estabelecerei acordos ou contratos claros com os meus clientes e patrocinadores. Eu honrarei todos os acordos ou contratos estabelecidos no contexto das relações profissionais de coaching.

O meu cliente diz que não tem dinheiro suficiente para pagar os serviços de coaching e pede para permutar serviços. Acredita que não conseguirá angariar dinheiro suficiente para pagar o serviço. Esta crença prejudica a relação de coaching?


Poderá prejudicar. Por isso é importante que explore o assunto antes de chegar a uma conclusão.





16) Irei explicar cuidadosamente e esforçar-me por garantir que, antes ou durante a sessão inicial, o meu cliente e o patrocinador compreendem a natureza do coaching, a natureza e os limites da confidencialidade, as condições financeiras e qualquer outra cláusula do acordo ou contrato de coaching.

O meu cliente diz que não tem dinheiro suficiente para pagar os serviços de coaching e pede para permutar serviços. Acredita que não conseguirá angariar dinheiro suficiente para pagar o serviço. Esta crença prejudica a relação de coaching?


Poderá prejudicar. Por isso é importante que explore o assunto antes de chegar a uma conclusão.





17) Eu serei responsável por estabelecer fronteiras claras, apropriadas e culturalmente sensíveis, que regulem o contacto físico com o cliente e com o patrocinador.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





18) Eu não terei envolvimento sexual com nenhum dos meus clientes ou patrocinadores.


19) Eu respeitarei o direito de o cliente terminar o processo de coaching em qualquer momento, sujeito às condições do acordo ou contrato. Eu estarei atento às indicações de que o cliente já não está a tirar benefícios do processo de coaching.

O meu cliente diz que não tem dinheiro suficiente para pagar os serviços de coaching e pede para permutar serviços. Acredita que não conseguirá angariar dinheiro suficiente para pagar o serviço. Esta crença prejudica a relação de coaching?


Poderá prejudicar. Por isso é importante que explore o assunto antes de chegar a uma conclusão.





20) Eu irei encorajar o cliente ou o patrocinador a fazer uma alteração se eu considerar que um outro coach ou recurso pode servir melhor o cliente ou o patrocinador.

Posso aceitar um contrato de coaching para acompanhar um gestor intermédio quando já sou coach da sua chefia?


Poderá aceitar esse contrato se julgar que poderá manter uma perspetiva objetiva e a confidencialidade com os dois clientes. Poderá discutir em termos gerais com a chefia como este se sentiria com a possibilidade de ser coach do gestor intermédio ou de outra pessoa na organização. Tenha em consideração que poderá surgir um conflito de interesses, nomeadamente em situações de contratação e despedimento.

Conflito de interesses: Um conflito de interesses existe quando tem um interesse que interfere com as suas responsabilidades enquanto coach ou que interfere com a capacidade de agir no melhor interesse da profissão de coaching.

Um conflito de interesses pode surgir quando o seu papel como coach é usado para ganho pessoal inapropriado ou quando interesses pessoais são incompatíveis com o seu acordo de coaching. Exemplos de conflitos a evitar incluem aceitar ou oferecer pagamentos fora do acordo de coaching, ser investidor ou ter posição em qualquer negócio para o qual esteja a prestar serviços de coaching. Os coaches devem evitar até a aparência de conflitos de interesses.




Se sou um gestor interno, deverei ser coach de alguém sobre quem tenho uma palavra a dizer na sua avaliação de desempenho?


Esta situação aparenta ser um conflito de interesse e, provavelmente, não deveria ser coach dessa pessoa. Poderá usar competências de coaching em qualquer momento, tal como Escuta Ativa e Questionamento Poderoso. Contudo, por ser gestor desta pessoa, o facto de avaliar o seu colaborador poderá inibir a abertura e a confiança na relação.





21) Eu irei sugerir ao meu cliente procurar os serviços de outros profissionais quando considerar necessário ou apropriado.

Trabalhei com um parceiro de negócio no passado. Agora estou por minha conta. Posso usar as ferramentas e os documentos que criámos quando estávamos juntos?


A resposta correta depende daquilo que acordou com o seu anterior parceiro. Se não houve nenhum acordo, esclareça antes de usar, para prevenir conflitos desnecessários. O Código de Ética da ICF aplica-se à relação Coach-Cliente e Coach-Patrocinador. Os Comités da ICF estão a desenvolver linhas de orientação para os standards de negócio.




Encontrei um questionário de 20 itens, que é excelente para atrair clientes, no site de um outro coach. Posso utilizar algumas das questões no meu site sem obter permissão prévia?


Não. Não as pode utilizar sem obter consentimento.




Pretendo fornecer documentação acerca da eficiência do coaching a uma empresa que pode comprar os meus serviços. Encontrei dois artigos acerca do ROI que o coaching pode trazer que respondem na perfeição aos pontos que quero evidenciar. Preciso de contactar o autor ou o editor para usar alguns dos pontos na minha apresentação de PowerPoint para vender o serviço?


Não, desde que seja respeitado o direito à citação de acordo com o Código de Direitos de Autor e Direitos Conexos.





“Nós tendemos a considerar que somos pessoas éticas e, portanto, procurar informação adicional sobre comportamento ético ou atualizações no Código pode não estar no topo da lista de prioridades e interesses. Contudo, é exatamente porque a ética é uma parte integrante do nosso comportamento que devemos procurar informação adicional e as atualizações do código de conduta da nossa profissão. Ao ritmo de crescimento da nossa profissão, é muito importante estar consciente das mudanças para que mantenhamos a nossa integridade profissional, assim como a integridade da profissão”.

Liora Rosen (EUA)

22) Eu manterei níveis estritos de confidencialidade de todos os clientes e patrocinadores. Eu terei um acordo ou contrato claro antes de dar informação a outra pessoa, a não ser que seja requerido por lei.

O meu cliente diz que não tem dinheiro suficiente para pagar os serviços de coaching e pede para permutar serviços. Acredita que não conseguirá angariar dinheiro suficiente para pagar o serviço. Esta crença prejudica a relação de coaching?


Poderá prejudicar. Por isso é importante que explore o assunto antes de chegar a uma conclusão.





23) Terei um acordo claro sobre como a informação do processo de coaching pode ser partilhada entre coach, cliente e patrocinador.

O departimento RH vai pagar os meus serviços de coaching para seis clientes, e assinou o acordo como o patrocinador. O departamento de contabilidade precisa da informação sobre quantas sessões prevejo realizar no próximo ano para poder fazer uma projeção de orçamento.. Posso dar esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




A Contabilidade solicita ainda a informação sobre os departamentos a que pertencem os clientes. Posso fornecer esta informação à contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador.




Nesse seguimento, a Contabilidade solicita os nomes dos clientes. Posso dar esta informação à Contabilidade?


É recomendável que esta informação seja pedida e obtida diretamente do Patrocinador. Eventualmente poderá fornecer esta informação, mas só com o consentimento prévio do cliente e do patrocinador.




Recebo uma avaliação 360º duma empresa externa. Sou contratado para efetuar coaching a uma equipa de gestão utilizando esta informação. O primeiro passo consiste me criar um Plano de Desenvolvimento para cada membro da equipa e para a equipa na totalidade. O departamento de RH quer saber quais são os objetivos do coaching para desenvolver um estudo de produtividade interna. Posso partilhar os objetivos dos meus clientes com o departamento de RH?


De preferência deveria estar no acordo quando o processo de coaching foi concebido. Contudo, se não foi, pode fornecer esta informação, com o consentimento prévio do seu cliente e patrocinador.




Estou num processo de coaching com um rapaz de 12 anos e o seu pai liga-me para saber como está a correr. Posso falar sobre o processo em termos gerais?


Só no caso do seu cliente estar de acordo, ou se estiver previsto no contrato que os três assinaram.




O supervisor do meu novo cliente tem um objetivo para o coaching que não quer que o meu o cliente conheça. Eu estou a ser pago através do orçamento do supervisor. Posso não partilhar esta informação com o meu cliente?


Isto cria um conflito de ética. Como pode efetuar um processo de coaching com alguém sem ter a devida transparência e um acordo explícito sobre os objetivos do coaching? O que tiver incluído no acordo que os três assinarem, é o que será aceitável.




Posso ter um processo de coaching com um cliente profissional que tem objetivos pessoais que não partilhou com o patrocinador?


O coaching dos objetivos pessoais é uma parte integrante do coaching profissional. O que estiver explicitado no contrato ou acordo vai governar o que pode ser partilhado.





24) Quando estiver no papel de formador num curso de coaching, vou clarificar com os alunos os critérios da confidencialidade.

Se ofereço mais do que um serviço/produto, poderei vendê-los aos meus clientes de coaching?


A relação de coaching poderá ser prejudicada se vender outros produtos ao cliente, já que o cliente poderá encontrar-se sob pressão para os comprar a si.





25) Vou ter com os coaches associados e as outras pessoas com quem trabalho na prestação do serviço aos meus clientes e aos respetivos patrocinadores, sejam pagos ou voluntários, acordos e contratos claros que seguem o Código de Ética da ICF, Parte 2, Secção 4: Confidencialidade/Privacidade e todo o Código de Ética aplicável.


Eu penso no código de ética como um GPS. A maioria das vezes sabemos para onde vamos, mas por vezes existem desvios inesperados ou podemos estar em territórios desconhecidos e o código aponta a direção correta. Tal como o GPS, é extramente útil, se o soubermos utilizar. 

Liona Rosen (USA)

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