ICF  FAQ’s sobre a Ética

As FAQ’s apresentadas resultam do trabalho realizado pelo Comité de Ética da ICF Global e procuram dar informação prática, clara e rigorosa para muitos dos desafios e questões que os membros enfrentam na sua prática de coaching.

 

O Comité de Ética do Chapter ICF Portugal está disponível para responder a questões adicionais que sejam colocadas pelos membros e comunidade em geral. Para esse efeito, contacte-nos através do email: etica@icf.pt

adaptado de ICF, 2009, Coaching World, FAQ document

Definições

Coaching: o Coaching consiste em construir uma parceria com clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. 

Relação de coaching profissional: a relação de coaching profissional existe quando o coaching inclui um contrato ou acordo de coaching, que define as responsabilidades das partes envolvidas.

O Coach Profissional da ICF: um coach profissional da ICF concorda em praticar as Competências Profissionais Nucleares da IFC e subscreve integralmente o Código de Ética da ICF.

 

Com vista a clarificar os papéis na relação de coaching é muitas vezes necessário distinguir o cliente do patrocinador. Em muitos casos, o cliente e o patrocinador são a mesma pessoa e por isso referidos como o cliente. Para os identificar, a ICF define estes papéis do seguinte modo:

  • Cliente: o cliente é a pessoa que recebe coaching;

  • Patrocinador: o patrocinador é a entidade (incluindo os seus representantes) que contratam e pagam os serviços de coaching a serem prestados.

Em todos os casos em que o patrocinador e o cliente não são a mesma pessoa, os contratos ou acordos de coaching devem claramente estabelecer os direitos, papéis e responsabilidades, tanto para o cliente como para o patrocinador.

É intenção deste comité que o conteúdo deste documento sobre as FAQs seja discutido a todos os níveis dentro da ICF, particularmente ao nível do chapter. Quando o comité estava a agregar as peças deste documento, foram várias as áreas que geraram muita discussão. É nossa expectativa que o mesmo aconteça ao nível dos chapters da ICF. Do mesmo modo há surpresas potenciais no conteúdo – algumas respostas podem trazer novidade para algumas pessoas. Acima de tudo queremos que este documento apoie os coaches na revisão dos seus materiais de marketing e acordos.”

Sally Rhys, ACC (USA), Vice Chair, Ethics & Standards Committee

Enquanto Coach:

4) Procurarei, em todos os momentos, reconhecer assuntos pessoais que possam impedir, entrar em conflito ou interferir no meu desempenho enquanto coach ou nas minhas relações profissionais de coaching. Sempre que os factos e as circunstâncias o ditem, procurarei assistência profissional e determinarei as ações a serem tomadas, tendo em conta se será apropriado suspender ou terminar a(s) minha(s) relação/ões de coaching.

6) Conduzirei e produzirei investigação com competência, honestidade e dentro dos padrões científicos reconhecidos e diretrizes aplicáveis. A minha investigação será conduzida tendo em conta o consentimento e aprovação dos envolvidos, protegendo os participantes de qualquer dano potencial. Todos os esforços de investigação deverão ser realizados de forma a cumprir com toda a legislação aplicável do país em que a investigação é conduzida.

“As FAQs têm utilizações diversas. Os coaches que se associam à ICF podem entender de forma mais clara a intenção, a amplitude e a profundidade das situações que o Código da ICF cobre. Ao compreender como o Código é aplicado, podem apreciar o profissionalismo que a ICF defende. Em segundo lugar, as FAQs podem ser uma plataforma para discussões nas reuniões dos Chapters da ICF, que poderão ajudar a educar os membros sobre o novo Código. Em terceiro lugar, organizações com programas ACTP podem usar as FAQs na formação de novos coaches, para que estes se familiarizem com o Código e compreendam e apreciem esta peça fundacional da nossa organização. Vicki Escude, MCC (USA)

“O Comité verificou que, ao longo do tempo, a maior parte dos coaches acredita que está a agir de boa fé, mas comete erros decorrentes da falta de informação. Exemplos comuns são:  não ter acordos escritos, deixar aspetos importantes fora dos acordos, a gestão de honorários pré-pagos. Esperamos que as FAQs possam ser usadas para prevenir queixas éticas e o custo que estas acarretam para os coaches membros.” Jeanne Erikson, ACC (USA) Chair Ethics & Standards Committee

“Acredito que as FAQ oferecem aos membros a oportunidade de tomarem contacto com exemplos da vida real para obter clareza, compreensão e manter os mais altos padrões éticos. Este documento é fácil de ler e de compreender.” Hazel Brief (Israel)

“O Código pode parecer demasiadamente prescritivo, mas na realidade a intenção é constituir um suporte para que seja um coach ético. O código permite a partilha de boas práticas e aumenta o profissionalismo.” Sally Rhys, ACC (USA)

Vice Presidente, Ethics & Standards Committee”

“Nós tendemos a considerar que somos pessoas éticas e, portanto, procurar informação adicional sobre comportamento ético ou atualizações no Código pode não estar no topo da lista de prioridades e interesses. Contudo, é exatamente porque a ética é uma parte integrante do nosso comportamento que devemos procurar informação adicional e as atualizações do código de conduta da nossa profissão. Ao ritmo de crescimento da nossa profissão, é muito importante estar consciente das mudanças para que mantenhamos a nossa integridade profissional, assim como a integridade da profissão”.

Liora Rosen (EUA)

Eu penso no código de ética como um GPS. A maioria das vezes sabemos para onde vamos, mas por vezes existem desvios inesperados ou podemos estar em territórios desconhecidos e o código aponta a direção correta. Tal como o GPS, é extramente útil, se o soubermos utilizar

Liona Rosen (USA)