ICF  FAQ’s sobre a Ética

As FAQ’s apresentadas resultam do trabalho realizado pelo Comité de Ética da ICF Global e procuram dar informação prática, clara e rigorosa para muitos dos desafios e questões que os membros enfrentam na sua prática de coaching.

 

O Comité de Ética do Chapter ICF Portugal está disponível para responder a questões adicionais que sejam colocadas pelos membros e comunidade em geral. Para esse efeito, contacte-nos através do email: etica@icf.pt

adaptado de ICF, 2009, Coaching World, FAQ document

Definições

Coaching: o Coaching consiste em construir uma parceria com clientes num processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional. 

Relação de coaching profissional: a relação de coaching profissional existe quando o coaching inclui um contrato ou acordo de coaching, que define as responsabilidades das partes envolvidas.

O Coach Profissional da ICF: um coach profissional da ICF concorda em praticar as Competências Profissionais Nucleares da IFC e subscreve integralmente o Código de Ética da ICF.

 

Com vista a clarificar os papéis na relação de coaching é muitas vezes necessário distinguir o cliente do patrocinador. Em muitos casos, o cliente e o patrocinador são a mesma pessoa e por isso referidos como o cliente. Para os identificar, a ICF define estes papéis do seguinte modo:

  • Cliente: o cliente é a pessoa que recebe coaching;

  • Patrocinador: o patrocinador é a entidade (incluindo os seus representantes) que contratam e pagam os serviços de coaching a serem prestados.

Em todos os casos em que o patrocinador e o cliente não são a mesma pessoa, os contratos ou acordos de coaching devem claramente estabelecer os direitos, papéis e responsabilidades, tanto para o cliente como para o patrocinador.

Devo ter um contrato com uma criança de 9 anos?


Depende da legislação local, se o cliente é menor o contrato deve incluir o patrocinador.




Durante as entrevistas para um projeto de pesquisa (ou artigo de jornal ou evento com os média), o entrevistador pergunta-me quantas mulheres executivas foram minhas clientes, em que países e quais os estados, e se pode ter os contactos para follow-up. Posso dar essa informação?


Pode fornecer informação que não permita associar à pessoa em questão, como por exemplo quantas pessoas e em que país ou estado, o que estará em conformidade como o princípio de anonimato. Contudo, não pode fornecer os contactos do cliente sem o seu prévio consentimento. No caso de ter incluído a partilha desta informação no seu contrato inicial, não haverá problema; se não incluiu, deverá contactar o seu cliente e/ou patrocinador ou antigos clientes e/ou patrocinadores para pedir o seu consentimento.




Um colega meu pergunta-me quais empresas de TI já foram minhas clientes. Posso dizer-lhe? Posso mencionar empresas no meu web site?


Este assunto é muito complexo e, além da confidencialidade, poderá ter implicações legais em termos de violação de direitos autorais. O contrato com ambos, o cliente e o patrocinador, tem que ser específico em relação à utilização de nomes. Tome atenção que os contratos dos seus clientes e/ou patrocinadores poderão incluir cláusulas sobre este assunto. A forma de manter boas relações com o seu cliente e/ou patrocinador é confirmar se tem o seu consentimento para utilizar os nomes e logos, no caso de não estar explicitamente incluído no vosso contrato.




É aceitável ter na minha agenda as marcações com os meus clientes visíveis, na minha secretária ou na receção?


Não, visto que qualquer pessoa ao passar pode ler os nomes dos seus clientes.




Posso utilizar antigos clientes como referência para novos possíveis clientes?


Sim, mas só se tiver o consentimento expresso do seu cliente ou patrocinador para o poder fazer. Pode assim fornecer o contacto específico do seu antigo cliente ao seu possível novo cliente.




O meu cliente pergunta se conheço alguém que trabalha na gestão de retalho para poder contactar uma vez que procura de trabalho nessa área. Alguns dos meus antigos clientes seriam perfeitos. Posso fornecer-lhe os nomes e contactos?


Não, sem o consentimento dos antigos clientes.




O consentimento verbal para quebrar a confidencialidade é aceitável ou preciso obter o consentimento por escrito?


É mais seguro e incontestável por escrito.





É intenção deste comité que o conteúdo deste documento sobre as FAQs seja discutido a todos os níveis dentro da ICF, particularmente ao nível do chapter. Quando o comité estava a agregar as peças deste documento, foram várias as áreas que geraram muita discussão. É nossa expectativa que o mesmo aconteça ao nível dos chapters da ICF. Do mesmo modo há surpresas potenciais no conteúdo – algumas respostas podem trazer novidade para algumas pessoas. Acima de tudo queremos que este documento apoie os coaches na revisão dos seus materiais de marketing e acordos.”

Sally Rhys, ACC (USA), Vice Chair, Ethics & Standards Committee

1) Não farei de modo consciente nenhuma declaração pública que não seja verdadeira ou que possa ser ambígua e enganosa acerca do que ofereço enquanto coach, ou falsas alegações em documentos escritos relacionados com a profissão de coaching, as minhas credenciais ou a ICF.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





Enquanto Coach:

2) Identificarei, de modo correto, as minhas qualificações de coaching, especializações, experiência, certificações e credenciais da ICF.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





3) Reconhecerei e honrarei os esforços e contribuições dos outros, não os interpretando ou tomando como meus. Compreendo que violar este standard pode levar-me a um processo legal posto pela parte que se sente lesada.

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





4) Procurarei, em todos os momentos, reconhecer assuntos pessoais que possam impedir, entrar em conflito ou interferir no meu desempenho enquanto coach ou nas minhas relações profissionais de coaching. Sempre que os factos e as circunstâncias o ditem, procurarei assistência profissional e determinarei as ações a serem tomadas, tendo em conta se será apropriado suspender ou terminar a(s) minha(s) relação/ões de coaching.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





5) Comportar-me-ei em concordância com o Código de Ética da ICF durante quaisquer atividades de formação, mentoring ou supervisão de coaching.

Trabalho para uma organização e supervisiono formação em coaching. Estou vinculado ao Código de Ética da ICF?


Sim, sem dúvida.




Isto significa que as sessões de coaching realizadas durante a formação são confidenciais?


Cada programa é encorajado a definir por escrito o que será confidencial durante a formação. Alguns programas preconizam que as conversações entre professor e aluno e a prática de coaching devem ser públicas, para poderem ser observadas e criticadas.





6) Conduzirei e produzirei investigação com competência, honestidade e dentro dos padrões científicos reconhecidos e diretrizes aplicáveis. A minha investigação será conduzida tendo em conta o consentimento e aprovação dos envolvidos, protegendo os participantes de qualquer dano potencial. Todos os esforços de investigação deverão ser realizados de forma a cumprir com toda a legislação aplicável do país em que a investigação é conduzida.

“O Comité verificou que, ao longo do tempo, a maior parte dos coaches acredita que está a agir de boa fé, mas comete erros decorrentes da falta de informação. Exemplos comuns são:  não ter acordos escritos, deixar aspetos importantes fora dos acordos, a gestão de honorários pré-pagos. Esperamos que as FAQs possam ser usadas para prevenir queixas éticas e o custo que estas acarretam para os coaches membros.” Jeanne Erikson, ACC (USA) Chair Ethics & Standards Committee

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





“As FAQs têm utilizações diversas. Os coaches que se associam à ICF podem entender de forma mais clara a intenção, a amplitude e a profundidade das situações que o Código da ICF cobre. Ao compreender como o Código é aplicado, podem apreciar o profissionalismo que a ICF defende. Em segundo lugar, as FAQs podem ser uma plataforma para discussões nas reuniões dos Chapters da ICF, que poderão ajudar a educar os membros sobre o novo Código. Em terceiro lugar, organizações com programas ACTP podem usar as FAQs na formação de novos coaches, para que estes se familiarizem com o Código e compreendam e apreciem esta peça fundacional da nossa organização. Vicki Escude, MCC (USA)

7) Manterei, arquivarei e descartar-me-ei de quaisquer registos criados durante a minha atividade de coaching de forma a promover a confidencialidade, a segurança e a privacidade, cumprindo com quaisquer leis e acordos.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





“O Código pode parecer demasiadamente prescritivo, mas na realidade a intenção é constituir um suporte para que seja um coach ético. O código permite a partilha de boas práticas e aumenta o profissionalismo.” Sally Rhys, ACC (USA)

Vice Presidente, Ethics & Standards Committee”

8) Usarei os contactos dos membros da ICF (endereços de e-mail, números de telefone, etc.) apenas no modo e no alcance autorizados pela ICF.

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





9) Procurarei evitar conflitos de interesse e potenciais conflitos de interesse e revelarei abertamente quaisquer conflitos. Oferecer-me-ei para me retirar quando surjam conflitos deste género.

Devo ter um contrato com uma criança de 9 anos?


Depende da legislação local, se o cliente é menor o contrato deve incluir o patrocinador.




Durante as entrevistas para um projeto de pesquisa (ou artigo de jornal ou evento com os média), o entrevistador pergunta-me quantas mulheres executivas foram minhas clientes, em que países e quais os estados, e se pode ter os contactos para follow-up. Posso dar essa informação?


Pode fornecer informação que não permita associar à pessoa em questão, como por exemplo quantas pessoas e em que país ou estado, o que estará em conformidade como o princípio de anonimato. Contudo, não pode fornecer os contactos do cliente sem o seu prévio consentimento. No caso de ter incluído a partilha desta informação no seu contrato inicial, não haverá problema; se não incluiu, deverá contactar o seu cliente e/ou patrocinador ou antigos clientes e/ou patrocinadores para pedir o seu consentimento.




Um colega meu pergunta-me quais empresas de TI já foram minhas clientes. Posso dizer-lhe? Posso mencionar empresas no meu web site?


Este assunto é muito complexo e, além da confidencialidade, poderá ter implicações legais em termos de violação de direitos autorais. O contrato com ambos, o cliente e o patrocinador, tem que ser específico em relação à utilização de nomes. Tome atenção que os contratos dos seus clientes e/ou patrocinadores poderão incluir cláusulas sobre este assunto. A forma de manter boas relações com o seu cliente e/ou patrocinador é confirmar se tem o seu consentimento para utilizar os nomes e logos, no caso de não estar explicitamente incluído no vosso contrato.




É aceitável ter na minha agenda as marcações com os meus clientes visíveis, na minha secretária ou na receção?


Não, visto que qualquer pessoa ao passar pode ler os nomes dos seus clientes.




Posso utilizar antigos clientes como referência para novos possíveis clientes?


Sim, mas só se tiver o consentimento expresso do seu cliente ou patrocinador para o poder fazer. Pode assim fornecer o contacto específico do seu antigo cliente ao seu possível novo cliente.




O meu cliente pergunta se conheço alguém que trabalha na gestão de retalho para poder contactar uma vez que procura de trabalho nessa área. Alguns dos meus antigos clientes seriam perfeitos. Posso fornecer-lhe os nomes e contactos?


Não, sem o consentimento dos antigos clientes.




O consentimento verbal para quebrar a confidencialidade é aceitável ou preciso obter o consentimento por escrito?


É mais seguro e incontestável por escrito.





“Acredito que as FAQ oferecem aos membros a oportunidade de tomarem contacto com exemplos da vida real para obter clareza, compreensão e manter os mais altos padrões éticos. Este documento é fácil de ler e de compreender.” Hazel Brief (Israel)

10) Revelarei ao meu cliente e ao seu patrocinador qualquer compensação antecipada de terceiros que possa ter pago ou recebido pela referência desse cliente.

Sou coach de alguém que necessita de um serviço. Conheço um recurso para esse cliente e irei receber um honorário pela referência desse recurso. Terei de o revelar ao cliente?


Sim, terá.




Recebi, como presente surpresa, uns bilhetes para o futebol do meu agente imobiliário depois de lhe referenciar um dos meus clientes. Deverei dizer ao meu cliente que recebi estes bilhetes?


Se o presente não foi antecipado e acontece depois da referência ser feita, não é necessária qualquer revelação.





11) Apenas permutarei serviços, bens ou outra remuneração não monetária quando não prejudicar a relação de coaching.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





12) Não irei, em consciência, tomar quaisquer vantagens ou benefícios pessoais, profissionais ou monetários da relação coach-cliente, exceto da forma de compensação acordada no contrato.

Posso aceitar um contrato de coaching para acompanhar um gestor intermédio quando já sou coach da sua chefia?


Poderá aceitar esse contrato se julgar que poderá manter uma perspetiva objetiva e a confidencialidade com os dois clientes. Poderá discutir em termos gerais com a chefia como este se sentiria com a possibilidade de ser coach do gestor intermédio ou de outra pessoa na organização. Tenha em consideração que poderá surgir um conflito de interesses, nomeadamente em situações de contratação e despedimento.

Conflito de interesses: Um conflito de interesses existe quando tem um interesse que interfere com as suas responsabilidades enquanto coach ou que interfere com a capacidade de agir no melhor interesse da profissão de coaching.

Um conflito de interesses pode surgir quando o seu papel como coach é usado para ganho pessoal inapropriado ou quando interesses pessoais são incompatíveis com o seu acordo de coaching. Exemplos de conflitos a evitar incluem aceitar ou oferecer pagamentos fora do acordo de coaching, ser investidor ou ter posição em qualquer negócio para o qual esteja a prestar serviços de coaching. Os coaches devem evitar até a aparência de conflitos de interesses.




Se sou um gestor interno, deverei ser coach de alguém sobre quem tenho uma palavra a dizer na sua avaliação de desempenho?


Esta situação aparenta ser um conflito de interesse e, provavelmente, não deveria ser coach dessa pessoa. Poderá usar competências de coaching em qualquer momento, tal como Escuta Ativa e Questionamento Poderoso. Contudo, por ser gestor desta pessoa, o facto de avaliar o seu colaborador poderá inibir a abertura e a confiança na relação.





13) Não enganarei propositadamente nem farei alegações falsas sobre o que meu cliente ou patrocinador irão receber do processo de coaching ou de mim como coach.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





14) Eu não darei aos meus potenciais clientes ou patrocinadores informação ou conselhos que sei ou acredito serem incorretos ou falsos.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





15) Eu estabelecerei acordos ou contratos claros com os meus clientes e patrocinadores. Eu honrarei todos os acordos ou contratos estabelecidos no contexto das relações profissionais de coaching.

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





16) Irei explicar cuidadosamente e esforçar-me por garantir que, antes ou durante a sessão inicial, o meu cliente e o patrocinador compreendem a natureza do coaching, a natureza e os limites da confidencialidade, as condições financeiras e qualquer outra cláusula do acordo ou contrato de coaching.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





17) Eu serei responsável por estabelecer fronteiras claras, apropriadas e culturalmente sensíveis, que regulem o contacto físico com o cliente e com o patrocinador.

Pode dar-me um exemplo de um patrocinador?


O patrocinador pode ser um progenitor, uma agência que contrata coaches, ou um negócio que contrata coaches para os seus colaboradores.




A relação de coaching profissional precisa de ter uma duração certa para ser considerada profissional?


O processo de coaching demora tempo. Usar as competências de coaching uma ou duas vezes com alguém não constitui necessariamente uma relação de coaching. O critério a utilizar será o de saber se há resultados a alcançar através do coaching e um acordo que estabelece os papéis e as responsabilidades do coach e do cliente.




Que tipos de relação de coaching existem para além da profissional?


Pode usar as competências de coaching ao fazer coaching ao seu filho e não existe acordo coaching. Se está numa relação com alguém pode usar as competências de coaching, mas tal não significa que está numa relação de coaching profissional.




A designação PCC da ICF significa Professional Certified Coach? Se sim, quando se fala de um coach profissional da ICF, na secção intitulada definições do Código de Ética da ICF (ICF Ethics Code definitions), refere-se apenas ao coach credenciado PCC?


A definição de coaching profissional aplica-se a todas as credenciais da ICF, nomeadamente ACC, PCC, MCC, e outras que possam vir a ser desenvolvidas no futuro.





18) Eu não terei envolvimento sexual com nenhum dos meus clientes ou patrocinadores.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





19) Eu respeitarei o direito de o cliente terminar o processo de coaching em qualquer momento, sujeito às condições do acordo ou contrato. Eu estarei atento às indicações de que o cliente já não está a tirar benefícios do processo de coaching.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





20) Eu irei encorajar o cliente ou o patrocinador a fazer uma alteração se eu considerar que um outro coach ou recurso pode servir melhor o cliente ou o patrocinador.

O meu cliente pagou no início do processo a totalidade do valor correspondente às 10 sessões acordadas. Depois de 6 sessões, o meu cliente quer terminar o processo e solicita a devolução do dinheiro, pois não tirou os benefícios que esperava do processo de coaching. Devo devolver o valor pago?


Se não clarificou o que poderia acontecer nestas situações, então deve discutir o assunto com o cliente. Pode negociar com o cliente devolver o valor das sessões acordadas e não realizadas. É aconselhável devolver o valor das sessões não realizadas ou o valor total (deduzido de custos administrativos). Utilize o seu melhor julgamento e lembre-se que a sua forma de agir nesta situação irá ter impacto na sua reputação.





21) Eu irei sugerir ao meu cliente procurar os serviços de outros profissionais quando considerar necessário ou apropriado.

Fiz coaching a dois executivos; está correto dizer que sou um coach de executivos experiente?


Esta afirmação pode induzir em erro. Talvez dizer “fiz coaching a executivos” seja mais apropriado. No entanto, se o coaching aos dois executivos foi por um período longo de tempo e onde percorreram muitos temas, pode-se considerar experiente. Esta é uma questão que apela ao bom senso de cada um.





“Nós tendemos a considerar que somos pessoas éticas e, portanto, procurar informação adicional sobre comportamento ético ou atualizações no Código pode não estar no topo da lista de prioridades e interesses. Contudo, é exatamente porque a ética é uma parte integrante do nosso comportamento que devemos procurar informação adicional e as atualizações do código de conduta da nossa profissão. Ao ritmo de crescimento da nossa profissão, é muito importante estar consciente das mudanças para que mantenhamos a nossa integridade profissional, assim como a integridade da profissão”.

Liora Rosen (EUA)

22) Eu manterei níveis estritos de confidencialidade de todos os clientes e patrocinadores. Eu terei um acordo ou contrato claro antes de dar informação a outra pessoa, a não ser que seja requerido por lei.

Trabalho para uma organização e supervisiono formação em coaching. Estou vinculado ao Código de Ética da ICF?


Sim, sem dúvida.




Isto significa que as sessões de coaching realizadas durante a formação são confidenciais?


Cada programa é encorajado a definir por escrito o que será confidencial durante a formação. Alguns programas preconizam que as conversações entre professor e aluno e a prática de coaching devem ser públicas, para poderem ser observadas e criticadas.





23) Terei um acordo claro sobre como a informação do processo de coaching pode ser partilhada entre coach, cliente e patrocinador.

Trabalho para uma organização e supervisiono formação em coaching. Estou vinculado ao Código de Ética da ICF?


Sim, sem dúvida.




Isto significa que as sessões de coaching realizadas durante a formação são confidenciais?


Cada programa é encorajado a definir por escrito o que será confidencial durante a formação. Alguns programas preconizam que as conversações entre professor e aluno e a prática de coaching devem ser públicas, para poderem ser observadas e criticadas.





24) Quando estiver no papel de formador num curso de coaching, vou clarificar com os alunos os critérios da confidencialidade.

O que são “diretrizes aplicáveis”?


Algumas universidades têm diretrizes específicas quando os seus estudantes, empregados ou corpo docente são objetos de investigação.





25) Vou ter com os coaches associados e as outras pessoas com quem trabalho na prestação do serviço aos meus clientes e aos respetivos patrocinadores, sejam pagos ou voluntários, acordos e contratos claros que seguem o Código de Ética da ICF, Parte 2, Secção 4: Confidencialidade/Privacidade e todo o Código de Ética aplicável.

Posso aceitar um contrato de coaching para acompanhar um gestor intermédio quando já sou coach da sua chefia?


Poderá aceitar esse contrato se julgar que poderá manter uma perspetiva objetiva e a confidencialidade com os dois clientes. Poderá discutir em termos gerais com a chefia como este se sentiria com a possibilidade de ser coach do gestor intermédio ou de outra pessoa na organização. Tenha em consideração que poderá surgir um conflito de interesses, nomeadamente em situações de contratação e despedimento.

Conflito de interesses: Um conflito de interesses existe quando tem um interesse que interfere com as suas responsabilidades enquanto coach ou que interfere com a capacidade de agir no melhor interesse da profissão de coaching.

Um conflito de interesses pode surgir quando o seu papel como coach é usado para ganho pessoal inapropriado ou quando interesses pessoais são incompatíveis com o seu acordo de coaching. Exemplos de conflitos a evitar incluem aceitar ou oferecer pagamentos fora do acordo de coaching, ser investidor ou ter posição em qualquer negócio para o qual esteja a prestar serviços de coaching. Os coaches devem evitar até a aparência de conflitos de interesses.




Se sou um gestor interno, deverei ser coach de alguém sobre quem tenho uma palavra a dizer na sua avaliação de desempenho?


Esta situação aparenta ser um conflito de interesse e, provavelmente, não deveria ser coach dessa pessoa. Poderá usar competências de coaching em qualquer momento, tal como Escuta Ativa e Questionamento Poderoso. Contudo, por ser gestor desta pessoa, o facto de avaliar o seu colaborador poderá inibir a abertura e a confiança na relação.





Eu penso no código de ética como um GPS. A maioria das vezes sabemos para onde vamos, mas por vezes existem desvios inesperados ou podemos estar em territórios desconhecidos e o código aponta a direção correta. Tal como o GPS, é extramente útil, se o soubermos utilizar. 

Liona Rosen (USA)

CONTACTE-NOS

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Youtube ICF Portugal