ICW - GOOGLE (capa).png

Programa

A Semana Internacional de Coaching (ICW) é uma celebração global que partilha com o público o valor de trabalhar com um coach profissional, reconhecendo os resultados e o progresso neste processo.

O Coaching Profissional tem o poder de transformar pessoas e organizações, mas qual a melhor maneira de descobrir esse poder transformador do que vivê-lo em primeira mão?

Este é o nosso convite, encorajar pessoas, organizações e os próprios coaches a explorar e desfrutar das possibilidades que o coaching oferece, durante a ICW 2021.

Este ano a ICF Portugal preparou, em conjunto com a sua comunidade local, um momento de celebração que pretende incluir todos, num conjunto de diversos webinars e sessões gratuitas de coaching.

Abra-se a novas possibilidade e experiências, junte-se à ICW 2021 nos dias 18, 19 e 20 de Maio e celebre a arte e a prática do coaching profissional e ético.

Programa

20 DE MAIO

Agile Coaching o que é e o que pode fazer pela sua organização.

Horário: 10:00

Orador:

Paulo Neto 

Agile Coaching o que é? Porquê neste momento falar de Agile Coaching? Como pode ser útil à sua organização?

A realidade em que vivemos de cada vez maior velocidade e disrupção contínua precisa de respostas adaptadas aos desafios e garantias de sustentabilidade. Muitas organizações estão a caminhar para modelos organizacionais Agile e tem nos seus quadros Agile Coach.

 

Agile não é uma metodologia de gestão de projectos? 

Algumas prácticas Agile nasceram no contexto de projectos informáticos e continuam a ser usadas para gestão de projectos informáticos, mas também em projectos de outras áreas. Contudo, os princípios e as metodologias Agile expandiram-se para novas situações e estão a ser adoptadas para criar novos modelos organizacionais em organizações das mais diversas áreas e Indústrias. 

 

Como o Agile Coaching impacta nas organizações?

Agile tem estruturas de trabalho flexíveis e processos com dinâmicas diferenciadas que são adoptadas pelas organizações que assim desenvolvem novos modelos baseados em equipas com grande grau de autonomia. Ao desenvolver uma nova atitude capaz de gerar níveis de responsabilidade e de evolução continua, conseguem-se respostas em curto espaço de tempo com grande adaptação às necessidades imediatas das organizações e do negócio.

Estas dinâmicas acontecem baseadas em iterações que permitem avaliação em cada momento o que se passa e dessa forma criar as adaptações para concretizar as opções que são tomadas.

 

Em que áreas se pode esperar a colaboração do Agile Coaching?

Ao nível das equipas e de toda a organização. A ideia é criar uma organização Agile que responda aos desafios da necessidade de adaptação e inovação permanente que o mundo digital exige. Este processo pode começar por equipas ou por grandes áreas de trabalho como um departamento. 

Todo o trabalho é realizado com base num aproximação/modelo de coaching. As competências e capacidades de um Coach Profissional são fundamentais em todo o processo para que a mudança de atitudes e de comportamentos aconteça. 

 

Nota: O Agile Coaching não sendo uma “disciplina” da ICF é uma prática exercida por muitos coaches ICF a nível mundial. Constitui uma excelente oportunidade para a comunidade ICF em Portugal.

Creating and Coaching a Team of Teams: Uma abordagem sistémica para compreender e desenvolver equipas e organizações

Horário: 11:15

Oradores:

Fernando Dias 

O final do líder super herói e as evidências sobre a importância da formação e do coaching dos comités executivos; as 6 condições para a otimização do desempenho das equipas (Wageman et al, 2012) - As 5 disciplinas do coaching sistémico de equipas para uma liderança transformacional nas organizações (Hawkins, 2017) - Visão sistémica para compreender a complexidade do mundo e das organizações, necessidade da adaptabilidade organizacional sustentada através do estabelecimento de uma equipa de equipas (Team of Teams, McChrystal 2015) - Necessidade de teaming (aprendizagem através da constante adaptação ao ambiente e às parte interessadas) para a sobrevivência da organização (Teaming, Edmonson 2012). Dinâmica integrativa dos conceitos com os participantes no final.

RESET – O Coaching a apoiar a reflexão estratégica

Horário: 14:30

Oradores:

Ermil Diaconescu,

José de Sousa e Sofia Pérez 

As organizações estão, neste momento desafiante, quase um ano depois de ter começado o maior momento de incerteza da história moderna após a 2ª guerra mundial, com muitas dúvidas, incertezas, e num dilema imenso para poderem “ver” para além do imediato. Todos queremos sair da situação actual o mais rapidamente possível. 

E será que isso chega? 

•    Como fazer para planear para os próximos anos de crescimento? 

•    Como criar estruturas flexíveis para dar resposta às mudanças rápidas e imprevisíveis que vão continuar a acontecer? 

•    Como planear para os próximos anos de decrescimento económico que inevitavelmente vão acontecer?

•    Como tomar decisões nestes contextos, altamente VUCA (Volatile, Uncertain, Complex and Ambiguous)?

 

Nesta sessão as organizações podem ter a oportunidade de entender os ciclos económicos e aprender a utilizar uma ferramenta de reflexão estratégica com vista a fazer face aos desafios constantes, em qualquer fase dos ciclos económicos que lhes irá permitir:

 

•    planear antecipadamente definindo estratégias e soluções

•    definir ações a implementar 

Existe sempre, pelo menos uma alternativa ou solução face à situação actual e aos desafios futuros, na qual as organizações se podem focar para crescer, desenvolver e construir uma base sólida e ao mesmo tempo flexível.

Ways of Being – Psychological Flexibility and Leadership Embodiment

Horário: 15:45

Oradores:

André Ribeiro 

Sumário da Sessão

 

Descobre e experiencia práticas avançadas, porém simples, que te permitem que

possas viver a tua vida com flexibilidade psicológica e

liderança autêntica. Conectando-se contigo mesmo e conectando-te com os outros

nos Relacionamentos. Escolhe a tua prática diária. 

 

 

Descrição da Sessão

 

Começamos pela ligação com a respiração, emoções e corpo, tomarás consciência do 

momento present.

Iremos praticar flexibilidade psicológica, observação e regulação emocional.

Vamos conectar com o Eu e com os outros no relacionamento.

Escolher criar ou desenvolver a tua prática diária.