ICW - GOOGLE (capa).png

Programa

A Semana Internacional de Coaching (ICW) é uma celebração global que partilha com o público o valor de trabalhar com um coach profissional, reconhecendo os resultados e o progresso neste processo.

O Coaching Profissional tem o poder de transformar pessoas e organizações, mas qual a melhor maneira de descobrir esse poder transformador do que vivê-lo em primeira mão?

Este é o nosso convite, encorajar pessoas, organizações e os próprios coaches a explorar e desfrutar das possibilidades que o coaching oferece, durante a ICW 2021.

Este ano a ICF Portugal preparou, em conjunto com a sua comunidade local, um momento de celebração que pretende incluir todos, num conjunto de diversos webinars e sessões gratuitas de coaching.

Abra-se a novas possibilidade e experiências, junte-se à ICW 2021 nos dias 18, 19 e 20 de Maio e celebre a arte e a prática do coaching profissional e ético.

19 DE MAIO

O que são conversas de coaching? Para que servem neste tempo de mudança vertiginosa?

Horário: 10:00

Oradores:

Carolina Menezes 

O sentimento deste tópico pode ser resumido nas frases de Viktor Frankl: “quando não somos mais capazes de mudar uma situação somos desafiados a mudar-nos a nós mesmos”. E “entre o estímulo e a resposta há um espaço e neste espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. E é nesta resposta que reside a nossa liberdade e o nosso crescimento”. 

Nós não escolhemos as situações, elas surgem-nos. Ficamos sem “rede”. Precisamos de aprender novos modos de agir. E aprender a agir numa realidade que não conhecemos não se aprende nos livros, nos estudos de caso, em palestras ou eventos.

O Círculo do EU

Horário: 11:00

Oradores:

João Catalão

Todos sabemos que NADA SERÁ como antes. O ser humano está a confrontar-se com um contexto especialmente conturbado e, em grande parte negativo, sujeito a evoluções frequentes e aceleradas, rumo a destinos desconhecidos. A perceção desta realidade é diariamente potenciada pela evolução, em progressão geométrica, dos recursos tecnológicos ao serviço da informação e da comunicação.

Este contexto desperta nos indivíduos e nas equipas sentimentos e experiências contraditórias. A natural resistência à mudança é destabilizada pela ansiedade de acompanhar o mundo e de permanecer up to date. A aspiração e consciência de que o mundo tem que mudar à escala global, são acompanhadas pela expectativa de que o nosso pequeno mundo individual permaneça uma reserva "ecológica", intacta e próspera.

Evoluir envolve muito mais do que a capacidade de compreensão e adoção de práticas que concretizem um desejo e compromisso de TRANSFORMAÇÃO.

O sentimento individual de "querer mudar" é acompanhado da consciência da necessidade de se ser autor da própria mudança por um lado, mas também da expetativa de que outros, ou de que a interação com outros, venham a criar e a facilitar essa mudança positiva individual. Este é o momento ideal para colocar toda a inteligência coletiva a dar resposta ao presente, mas também a preparar-se para as oportunidades do futuro. Para responder a este desafio, a dinâmica do Círculo do EU, motiva e mobiliza os participantes, para o reforço dos níveis de resiliência operacional, sentido de pertença, favorecendo ainda a interiorização e adopção por CADA UM, das Atitudes que suportam os Comportamentos que favorecem o SUCESSO CONJUNTO.

“A ajuda que fortalece”

Horário: 14:30

Oradores:

Nídia Costa 

  • Há uma ajuda que fortalece e uma ajuda que enfraquece? 

  • A boa ajuda

  • As 5 ordens da Ajuda segundo Bert Hellinger 

  • Os efeitos do respeito e desrespeito por essa ordem

Coaching na Saúde e na Doença.

Horário: 15:45

Oradores:

Elza Baptista Filha & Floriane Silvestri 

  • O que é o Coaching para a Saúde e como se diferencia do Coaching de Bem-estar? Que objectivos? Que fronteiras? Que outcomes? Nesta conferência faremos um enquadramento do Health & Wellness Coaching, do reconhecimento crescente nas iniciativas de capacitação para os comportamentos de saúde, mas também na gestão de doença crónica, com passagem pela investigação mais recentes e pelo estado da arte em Portugal e no mundo.

Coaching para a Transição de Carreira Internacional

Horário: 16:45

Oradores:

Teresa de Gouveia 

Muitos profissionais querem fazer uma mudança de Vida-Profissão fora do país de origem, mas não sabem como o fazer. Através do Coaching como metodologia de acompanhamento, os clientes conseguem estabelecer qual é aquele plano de Vida-Profissão necessário para terem o sucesso desejado, diminuindo o impacto emocional implícito no processo, ao compreender os desafios da integração, do envolvimento com a cultura de um novo país, de uma nova empresa ou empreendimento.