Modelo de Competências-chave ICF
No sequência de uma análise rigorosa da prática de coaching ao longo de 24 meses, a International Coach Federation anuncia um Modelo de Competências ICF atualizado. Este modelo de competências baseia-se em evidências recolhidas por mais de 1.300 coaches em todo o mundo, incluindo membros e não-membros da ICF e que representam uma diversa gama de disciplinas de coaching, formação de origem, estilos de coaching e níveis de experiência. Esta iniciativa de investigação de larga escala validou que grande parte do Modelo de Competências ICF existente, desenvolvido há quase 25 anos, continua a ser extremamente importante para a prática de coaching atual. Destes dados surgiram alguns novos elementos e temas que foram integrados neste modelo atualizado.
Estes incluem uma ênfase fundamental no comportamento ético e na confidencialidade, na importância de uma mentalidade de coaching e de uma prática contínua de reflexão, na distinção crítica entre vários níveis de acordos de coaching, na relevância da parceria entre o coach e o cliente e na relevância da consciência cultural, sistémica e contextual. Estas componentes de base (fundamentais), em combinação com temas emergentes, refletem os elementos chave da prática atual de coaching e servirão de padrões de coaching mais fortes e abrangentes para o futuro.
1.Evidencia Integridade Ética
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Definição: Compreende e consistentemente aplica a ética e os padrões de coaching
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Demonstra integridade pessoal e honestidade nas interações com clientes, patrocinadores e partes interessadas relevantes
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É sensível à identidade, ambiente, experiências, valores e crenças do cliente
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Usa linguagem apropriada e respeitosa com clientes, patrocinadores e partes interessadas relevantes
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Respeita o Código de Ética da ICF e defende os Valores Fundamentais
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Mantém a confidencialidade da informação do cliente tal como acordado com as partes interessadas e leis pertinentes
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Mantém a distinção entre coaching, consultoria, psicoterapia e outras profissões de apoio
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Refere clientes a outros profissionais de apoio, conforme apropriado
2.Incorpora a Mentalidade de Coaching
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Definição: Desenvolve e mantém uma mentalidade aberta, curiosa, flexível e centrada no cliente.
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Reconhece que os clientes são responsáveis pelas suas próprias escolhas
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Envolve-se na aprendizagem e desenvolvimento contínuos como coach
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Desenvolve uma prática de reflexão contínua para elevar a sua prática de coaching
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Permanece consciente e aberto à influência do contexto e da cultura sobre si próprio e sobre os outros
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Usa a consciência de si próprio e a sua intuição para benefício dos clientes
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Desenvolve e mantém a capacidade de regular as suas emoções
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Prepara-se mental e emocionalmente para as sessões
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Procurar ajuda de fontes externas quando necessário
B.Co-criar o Relacionamento
3.Estabelece e Mantém Acordos
Definição: Estabelece parcerias com o cliente e partes interessadas relevantes para criar acordos claros quanto à relação de coaching, o processo, plano e objetivos. Estabelece acordos para o compromisso de coaching em geral, bem como para cada sessão de coaching.
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Explica o que o coaching é e o que não é e descreve o processo ao cliente e partes interessadas relevantes
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Chega a acordo quanto ao que é e o que não é apropriado no relacionamento, o que está e o que não está a ser oferecido e as responsabilidades do cliente e partes interessadas relevantes
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Chega a acordo quanto às diretrizes e parâmetros específicos da relação de coaching como logística, honorários, agendamento, duração, rescisão, confidencialidade e inclusão de outros
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Estabelece parceria com o cliente e partes interessadas para a definição de um plano e objetivos gerais de coaching
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Estabelece parceria com o cliente para determinar a compatibilidade cliente-coach
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Estabelece parceria com o cliente para identificar ou reconfirmar o que se pretende alcançar na sessão
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Estabelece parceria com o cliente para definir o que este acredita que precisa abordar ou resolver para atingir o que quer alcançar na sessão
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Estabelece parceria com o cliente para definir ou reconfirmar as medidas de sucesso para o que o cliente deseja alcançar no compromisso de coaching ou sessão individual
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Estabelece parceria com o cliente para gerir o tempo e o foco da sessão
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Continua o processo de coaching na direção do resultado desejado pelo cliente, a menos que este indique o contrário
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Estabelece parceria com o cliente para terminar a relação de coaching de uma forma que honre a experiência
4.Cultiva Confiança e Segurança
Definição: Estabelece parceria com o cliente na criação de um ambiente seguro e de apoio que permita ao cliente partilhar livremente. Mantém uma relação de respeito e confiança mútuos.
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Procura compreender o cliente no seu contexto, o que pode incluir a sua identidade, ambiente, experiências, valores e crenças
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Demonstra respeito pela identidade, perceções, estilo e linguagem do cliente e adapta o seu estilo de coaching ao cliente
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Reconhece e respeita os talentos únicos do cliente, descobertas e trabalho no processo de coaching
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Mostra apoio, empatia e preocupação com o cliente
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Reconhece e apoia a expressão de sentimentos do cliente, suas perceções, preocupações, crenças e sugestões
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Demonstra abertura e transparência como forma de manifestar vulnerabilidade e desenvolver confiança com o cliente
5.Mantém a Presença
Definição: Está totalmente consciente e presente com o cliente, adotando um estilo aberto, flexível, alicerçado e confiante.
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Permanece focado, atento, empático e responsivo ao cliente
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Demonstra curiosidade durante o processo de coaching
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Gere as suas emoções para se manter presente com o cliente
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Demonstra confiança ao trabalhar com emoções fortes do cliente durante o processo de coaching
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Está confortável em trabalhar com o desconhecido
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Cria ou permite espaço para o silêncio, pausa ou reflexão
C.Comunicar Eficazmente
6.Escuta Ativamente
Definição: Foca-se no que o cliente diz e no que não diz para entender completamente o que está a ser comunicado no contexto dos sistemas do cliente e para apoiar a sua auto-expressão.
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Considera o contexto, identidade, ambiente, experiências, valores e crenças do cliente para melhorar a compreensão do que o cliente está a comunicar
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Devolve ou resume o que o cliente comunicou para assegurar clareza e entendimento
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Reconhece e questiona quando há mais do que o cliente comunica expressamente
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Apercebe-se, reconhece e explora as emoções do cliente, mudanças de nível de energia, sinais não-verbais ou outros comportamentos
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Integra as palavras, tom de voz e linguagem corporal do cliente para descobrir o pleno significado do que está a ser comunicado
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Repara nas tendências do comportamento e nas emoções do cliente ao longo das sessões para discernir temas e padrões
7.Evoca a Tomada de Consciência
Definição: Facilita a descoberta e a aprendizagem do cliente através da utilização de ferramentas e técnicas como a indagação poderosa, o silêncio, metáforas ou analogias.
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Considera a experiência do cliente na decisão do que poderá ser mais útil
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Desafia o cliente como uma forma de evocar a tomada de consciência ou descoberta
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Faz perguntas sobre o cliente, como a sua forma de pensar, valores, necessidades, desejos e crenças
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Faz perguntas que ajudem o cliente a explorar para além do seu pensamento atual
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Convida o cliente a partilhar mais sobre a sua experiência naquele momento
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Apercebe-se daquilo que está a funcionar para melhorar o progresso do cliente
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Adapta a abordagem de coaching em resposta às necessidades do cliente
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Ajuda o cliente a identificar fatores que influenciam padrões presentes e futuros de comportamento, pensamento ou emoção
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Convida o cliente a gerar ideias acerca de como pode avançar e daquilo que está disposto ou disponível a fazer
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Apoia o cliente no reenquadramento de perspetivas
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Partilha observações, descobertas e sentimentos, sem apego, de modo a potenciar a criação de novas aprendizagens para o cliente
D.Cultivar Aprendizagem e Crescimento
8.Facilita o Crescimento do Cliente
Definição: Estabelece parceria com o cliente para transformar aprendizagens e descobertas em ações. Promove a autonomia do cliente no processo de coaching.
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Trabalha com o cliente na integração de novas tomadas de consciência, descobertas ou aprendizagens, na sua visão do mundo e nos seus comportamentos
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Estabelece parceria com o cliente para desenhar objetivos, ações e medidas de responsabilização que integrem e ampliem novas aprendizagens
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Reconhece e apoia a autonomia do cliente na conceção de objetivos, ações e métodos de responsabilização
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Apoia o cliente na identificação de possíveis resultados ou aprendizagem a partir da identificação de etapas de ação
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Convida o cliente a considerar como seguir em frente, incluindo recursos, apoios e potenciais barreiras
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Estabelece parceria com o cliente para resumir a aprendizagem e a descoberta, dentro, ou entre sessões
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Celebra o progresso e os sucessos do cliente
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Estabelece parceria com o cliente para terminar a sessão
Encontre aqui a matriz comparativa da demonstração destas competências ICF para cada um dos níveis de credenciação. Download da matriz das competências (versão em inglês).